[the_ad id="288653"]

ANTT divulga valores de pedágios da BR-381, entre Valadares e BH

BR-381 entre Valadares e BH terá R$ 9 bilhões em investimentos com concessão da rodovia
FOTO: Fred Seixas

BELO HORIZONTE – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu mais detalhes sobre o processo de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Neste trecho da rodovia haverá a instalação de 5 praças de pedágios. As tarifas serão entre R$ 11 e R$ 14.

A apresentação das informações aconteceu na tarde desta terça (24), na capital mineira. Representantes da ANTT participaram de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião teve a condução da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG.

Audiência Pública nesta terça-feira (24) – FOTO: Luiz Santana/ ALMG

A BR-381, conhecida como “Rodovia da Morte” por causa do alto índice de acidentes, é um foco de preocupação há décadas em Minas Gerais. O deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB), autor da Audiência Pública, destacou que, apesar dos esforços desde 2003, pouco progresso de fato aconteceu.  “Somente em 2023, foram 448 acidentes e 39 óbitos neste trecho. Pagamos pedágio com satisfação para ter segurança, preservação das vias e fluidez do tráfego”, destacou o deputado.

Pedágios e tarifas

De acordo com as informações da ANTT acontecerá a instalação de cinco praças de pedágio ao longo do trecho: em Caeté (Região Metropolitana de Belo Horizonte), João Monlevade (Região Central), Jaraguaçu, Belo Oriente e Governador Valadares. As tarifas serão entre R$ 11 e R$ 14, com descontos para usuários frequentes. Veja os valores abaixo: 

ANTT divulga valores de pedágios entre Valadares e BH – FOTO: Reprodução/ ALMG

Então para entender melhor a questão dos valores vamos fazer uma rápida simulação. Se você planeja fazer alguma viagem de carro de Governador Valadares até Belo Horizonte terá que desembolsar pelo menos R$ 62,89 no caminho de ida.

Conforme Marcelo Fonseca, superintendente da ANTT, a assinatura do contrato e o início dos trabalhos devem ocorrer no início do próximo ano. As intervenções para a recuperação da rodovia e os serviços periódicos de manutenção ocorrerão entre o terceiro e oitavo ano do contrato.

Detalhes da concessão

O edital de concessão teve a publicação em julho deste ano. O projeto prevê um contrato de 30 anos com investimentos em cerca de R$ 10 bilhões. Todavia o leilão para saber quem assumirá a concessão da rodovia acontecerá no mês de novembro, no dia 24.

O projeto inclui a duplicação de 134 km da rodovia, com 43 km de faixas adicionais e outros 94 km em pista simples. Além disso, consta no projeto 152 km de correção de traçado, 36 travessias para pedestres, 190 pontos de ônibus, paradas de descanso e uma área de escape para veículos.

Impactos da concessão 

De acordo com o diretor da ANTT, Guilherme Sampaio, todas as famílias que vivem em ocupações às margens da estrada na saída de Belo Horizonte serão reassentadas. Estima-se que o projeto gere 7 mil empregos diretos e indiretos e que os municípios do entorno arrecadem R$ 42 milhões com impostos por ano.

Comments 62

  1. Luiz Carlos de Souza says:

    Entao, fazer fica claro que nao havera conclusao da dupla duplicação da estrada nos proximos 30 anos, pois a notícia nos da conta da manutenção de 94 km em PISTA SIMPLES! Ou seja, quase 1/3 da rodovia permanecera “apertada” e perigosa para o trafego pesado que acolhe. Ou seja, o governo nos impõe essa nova despesa – o pedagio – mas
    Nos acena com a desobrigacão de duplicar toda acestrada. Um absurdo!!

    • MONTEIRO says:

      PCdoB..uma vergonha pros mineiros que elegeram esse filho de qualquer coisa…falou certo . mais 30 anos morrendo motoristas..aki na BR 116 na porta de meu sítio vão inaugurar um pedágio..mais 20 de concessão do ECORIOMINAS.. vergonha vergonha..sou a favor de uma guerra civil

    • Rogerio Wondollinger says:

      Com certeza um absurdo de valores elevados para pedágio em uma estrada de alto risco, tenho veículo que faz o trajeto BH/governador e governador/BH isso vai me custar 124,00 por dia colocando 22 dias mês fica 2750,00 reais aproximado, isso em uma estrada que não temos nenhuma segurança e com grande índice de roubo de cargas.
      A proposta é arrecadar, encher os cofres e só depois de alguns anos fazer melhorias, País de ladrões.

    • João Batista says:

      Um absurdo. Cobrar pedágio em uma estrada com pista simples, grade parte dela. Até concordo depois da duplicação concluída, agora é lamentável.

    • O pior é ter que pagar pela ineficiência, incompetência e continuar trafegando no corredor da morte.

    • Roberto alves da Silveira says:

      Zema e todos os políticos, pagar pedagio sem duplicação e furto qualificado.

      • Alencar Laignier says:

        BRs são de responsabilidade do governo federal, Zema não tem nada a ver com isso.
        A praga chamada PT ficou 13 anos no poder e não fez nada.

    • CarlosmagnoCoelho7@gmail.com says:

      Isso e uma covardia sem tamanho governos corruptos da sociedade

    • Jean says:

      Deputado Celinho, também ia achar uma mixaria o valor desse pedágio, se meu salário fosse 1/3 do seu! Mas infelizmente sou um simples trabalhador e não político…

  2. Heindrik Spear says:

    O deputado chega a ser cômico, “pagamos pedágio com satisfação para ter segurança, preservação das vias e fluidez do tráfego”, como se já não pagamos várias vezes a construção e a preservação da BR 381 só que como sempre excelentíssimos políticos usam nossos impostos para finalidades que não nos interessa e no final promovem pedágios com desculpas estapafúrdias.

    • Eugenio Gomes says:

      Já instalaram de Valadares até cidades do Rio um absurdo o mais barato e 9.80 o povo gentalha isso não. Estingue o tal de IPVA.Ja que ele e para ser gasto mas melhorias da rodovias.

    • Domingos says:

      E ainda elegem estes incompetentes que estão aí. Verdadeiro absurdo, pagamos um IPVA caríssimo e ainda teremos que bancar sua reconstrução. Onde está o dinheiro do IPVA? Ministério público, os senhores servem p quê? Deputados incompetentes, qual o trabalho de vocês? E Sr. Deputado Celinho do sintrocell, não estamos satisfeitos, e o pgto deste pedágio nos desagrada totalmente. Cadê o nariz de palhaço p usarmos!

  3. Nelsom Cezar da Silva meireles says:

    É muito caro o pedágio quem tem carro e castigo IPVA seguro manutenção e ainda pedágio sem conta o alto fluxo de veículos nessa rodovia. E deputado ainda achando barato acorda eleitor

    • Custodio says:

      Concordo. A declaração do deputado foi muito infeliz. Do mais profundo mal gosto. Se pelo menos toda a rodovia fosse duplicada e a concessionária só pudesse cobrar pedágio nos trechos duplicados seria um pouco melhor.
      De qualquer forma o valor do pedágio é extremamente elevado. Mesmo com a duplicação não faria sentido um valor tão alto.

  4. Com esse valor absurdo dessa possível cobrança de pedágio, os órgãos envolvidos nessa duplicação deveriam ter muita vergonha em mencionar apenas 134 km de duplicação. E ainda assim, mesmo que duplicassem de BH até Valadares, seria esses valores totalmente incompatíveis com a realidade de quem trafega nessa rodovia. Na 040 de BH ao Rio veículos pagam 6,30. Só para ter uma ideia.

    • Felipe junio says:

      Fora a 381 de BH a SP é muito mais barato e que pra mim é a melhor BR que corta minas.

      • Custodio says:

        Isso mesmo. 600 quilômetros duplicados, com 08 pedágios de R$ 2,80.

      • WEDERSON INACIO DE ARAUJO says:

        E de BH x SP tudo duplicado.
        E uma pouca vergonha cobrar pedágio em uma via como está essa 381 até Valadares e pior a obra da duplicação que está em obra e que fizeram já está em alguns pontos caindo tudo

    • DANIEL VICTOR FERREIRA says:

      Mas vai ser relicitada e deve subir para esses valores.

  5. Hamilton Nunes says:

    Uma audiência pública pra informar? Brincadeira, né?

  6. Sergio mendes says:

    Bom dia,um absurdo os valores a serem cobrados,se pegarem a via Dutra como exemplo os valores dos pedágios são bem menores.
    Sou nascido e criado em Valadares,moro em São Paulo e todo fim de ano viajo para lá.
    Concordo sim com os pedagios para termos segurança na estrada,mas cinco pedagios durante o trajeto BH a GV e a esses valores não dá.

  7. Euclides Camilo de Miranda says:

    Essa duplicação já foi sonho, hoje sonho e pesadelos, porque irão botar os caça níqueis (pedágios)nas estradas primeiro e daqui 100 anos talvez terminem a duplicação. Igual outras rodovias por aí.

  8. Odair Sebastião Simão says:

    Pergunta Eu passo uma vez ao mês nessa rodovia não consigo ver ninguém trabalhando para melhorar essa rodovia aí vamos pagar pedágio é isso mesmo aqui no Estado de São Paulo a rodovia SP255 até a divisa do Estado do Paraná instalaram 8 praças de pedágio nem acostamento tem a rodovia Essa história paga que depois eu faço já conheço infelizmente esse são os políticos que nós representa

  9. Knupp says:

    O brasileiro sempre sendo roubado, já pagamos ipva caro todo ano que inclusive é pra isso, pra manter as rodovias, gasolina cara cheia de imposto,etc…e agora estão colocando pedágio em todo lugar, absurdo, verdadeiro absurdo.
    Pista simples e sem acostamento em boa parte que já está pedagiado.
    Deveriam acabar com o IPVA então!

  10. José Ribeiro dos Santos says:

    94 km de pista simples, vai continuar os acidentes da mesma forma. Só vai diminuir os acidentes se todo o trajeto for duplicado. Pagaremos um pedágio caro para andar em pista simples. Isso brincadeira.

    • Rogerio Wondollinger says:

      Com certeza um absurdo de valores elevados para pedágio em uma estrada de alto risco, tenho veículo que faz o trajeto BH/governador e governador/BH isso vai me custar 124,00 por dia colocando 22 dias mês fica 2750,00 reais aproximado, isso em uma estrada que não temos nenhuma segurança e com grande índice de roubo de cargas.
      A proposta é arrecadar, encher os cofres e só depois de alguns anos fazer melhorias, País de ladrões.

    • Gleidson Frederick Alves Benevides says:

      Inadimicivel, eu não concordo com esses pedágios, só estão visando lucrar. Essa estrada não oferece segurança necessária para o motorista que a cada dia aumenta o número de acidentes. Tem que duplicar tudo para cobrar um justo para todos.

  11. Itair finamore says:

    Tem que melhorar pra cobrar e não cobrar pra melhorar

  12. Airton dos Santos de Oliveira says:

    Uso a 381 neste trajeto todo ano,para visitar parentes no sul da Bahia,rodo por essas estradas do Brasil há 45 anos,neste trajeto até Valadares 30 anos,e um absurdo estes preços de pedágio, pois conheço 16 estados do Brasil por malha rodoviária,e acho urgente a primeira licitação ser Urgente do nos trechos do Bairro Jardim Vitória (inicio em Bh) até a cidade de Nova União (estes trechos são os gargalos de mais acidentes e rentenção para nos motoristas,e duplicar tirando as curvas de São Gonçalo do Rio Abaixo até Antonio Dias e de Jagauruçu até Ipatinga ai vai melhor muito, não justificando os preços do pedágios,e finalizando digo não contra pedagios,mais com preços justos são a melhor alternativas.

  13. Paulo de Souza says:

    Será que estes políticos não tem vergonha ou um pouco de humanidade com as pessoas? Cobrar por uma coisa que está longe de ser concluida que é esta tal de duplicação da 381?

  14. Weilei Freitas Ferreira says:

    Vai acabar com o IPVA já que estão privatizando,pra q IPVA se ele é para manutenção vc dascestradas

    • Jefferson says:

      Há tempos no BR, inaugurou-se o costume de pedagiar estradas de pista simples. E muitas continuam assim: cobrando c pista simples a anos! Tinha q duplicar p cobrar e não cobrar p duplicar, melhoria q nunca chega. UNA VERGUENZA!!!

  15. Márcio Geraldo Rodrigues says:

    Vergonha!
    Mais impostos e nada de duplicação nessa rodovia da morte.
    Bando de ratos.

  16. Jorge says:

    Um absurdo isso, vamos pagar para transitar numa rodovia perigosa e se manterá perigosa por mais trinta anos… Basta o que já é pago de IPVA, que também é um absurdo, pois esses dinheiros da arrecadação seria para conservação das rodovias brasileira e não o fazem desviando essas verbas… E vejam só os preços por cada pedágio, exorbitantes, faltam os eleitores não votarem mais nesses políticos corruptos, para por fim nessa Márfia…

  17. Claudio Silva says:

    É vergonhoso saber que uma rodovia dessa sem tá totalmente duplicado e ainda cobrar pedágio?
    Vamos acordar eleitores vamos tirar essas corjas do poder

  18. Ronaldo salgado says:

    Só no Brasil este tipo de negócio só beneficia os ricos,pobres tem que se lascar ,esses pedágios são fora da suarealidade um absurdo,o povo mineiro não deveria de forma alguma aceitar esse tipo de pedágio muito alto o valor e outra já pagamos o IPVA caro eu ando de BH a Valadares todos os dias não deveríamos aceitar isso te foma alguma nuca, podemos nus unirmos e não aceitar isso ,

  19. Edmar says:

    O povo tem os políticos que merecem! Isso só pode ser brincadeira! Tanto tempo pra decidir que a rodovia não vai ser totalmente duplicada. Isso é muito simples, nenhum deles usam a rodovia! E o povo aceita e vota nos mesmos.

  20. Ricardo nasceu says:

    Pagar pedágio,neste trecho esburacado,mal sinalizado é simplesmente zombar dos cidadãos
    Cadê os políticos que tanto prometeram a duplicação da BR 381?
    Na atual condição da BR 381 a cobrança de pedágio será o mesmo que pagar para participar em uma guerra onde você poderá ser a próxima vítima

  21. Josimar says:

    Nem estrada tem que presta quer cobrar pedágio pouca vergonha

  22. Neto says:

    Um absurdo, simples assim. Pedágio caro e posta simples. Todos sabem que mais de 90 por cento das vítimas fatais nesta BR foram vítimas de colisão FRONTAL. E aí? Tinha que ocorrer uma mobilização para reverter esse número, fazendo com que a pista duplicada seja construída por completo. Considero uma afronta destes políticos com todos os usuários desta rodovia da morte.

  23. Nivaldo Noe de Mendonca says:

    Pedágio devia ser a metade destes valores apresentados.
    Se é rodovia Br 381 preço que ser igual aos pedágios no sentido São Paulo, pista toda duplicada..

  24. Sergio moreira says:

    Vergonhoso, daqui a 30 anos a rodovia ainda não estara duplicada.
    TOMA VERGONHA NA CARA PESSOAL

  25. WILIAN JOSE GONCALVES says:

    Isso é um assalto, absurda a quantidade e valor desses pedágio principalmente levando em conta os 94 Km de pista simples. Não podemos aceitar isto.

  26. Renan Coelho da Silva says:

    Absurdo cobrarem pedágio sem fazer a duplicação. Na 116, na Bahia, da divisa de MG em Divisa Alegre até Feira de Santana/BA cobram pedágio há mais de 10 anos e não duplicaram. Não podemos aceitar isso. Primeiro duplica, depois cobra pedágio.

  27. JERONIMO RIBEIRO JUNIOR says:

    Sou a favor de um pedágio com valor intermediário até que se duplique. Ai, depois de concluída a duplicação, aplica-se os valores informados, ainda que meio salgados.
    Mas, todos hão de convir que Todo governo é ladrão, independente da facção. Primeiro nos roubam, depois informam que a concessionária não cumpriu com as obrigações, e aí continuam nos roubando sob o argumento de que a nova concessionária irá dar continuidade (ao roubo legalizado?). Definitivamente, o Brasil não é para amadores.

  28. Antônio Magalhães says:

    Continuam nos fazendo de bobos, sem falar que mentem sempre. Na época das eleições vem com promessas de duplicação da rodovia até o ES, depois vem com essa de melhorias sem duplicação. Vamos acordar eleitores e cidadãos. Essa.BR já era pra estar duplicada há muitos anos!!! Obs.: pedágio caríssimo!

  29. Jairo Fernandes Junior says:

    Faz algum tempo que políticos, para solucionarem as suas incompetências, decidiram que suas responsabilidades seriam resolvidas por terceiros. Nesse plano diabólico incluíram a ideia de que rodovia tem que ser construída com dinheiro de pedágio. De novo, sobrou pro usuário.

    • LARA says:

      Isso é uma pouca vergonha deixar esses comunistas fazerem esses projetos furados para nós roubar.
      Pagar pedágio em uma rodovia inacabada arrecadar para continuar obras, isso é um absurdo, e dói a Dilma que criou esse processo danoso, na Bahia tem trechos simples da BR 116 pagando pedágio há mais de 20 anos, com altos índices de assistentes, sem infra estrutura para nada.
      Aqui na BR 381 no trecho entre SG do Rio Abaixo até o trevo de Piracicaba, na serra via singela dupla e um verdadeiro inferno, acidentes a todo instante.
      A gente fica pensando quando vão entregar as obras desse trecho, Grandes cortes, Túneis, Viadutos em mais de 35 km. de extensão
      De Ipatinga para Valadares, temos certeza que eles não mexerao, não farão um palmo de duplicação, devido o índice de circulação ser baixo.
      DIFICIL NISSO TUDO É QUE DE TODO JEITO POSSIVEL ESTAMOS A MERCÊ DE BANDIDOS LADRÕES INSTITUCIONALIZADOS!!

  30. Marcio Amaral says:

    A concessão da br381 só servirá para encher os cofres públicos, por que o que terá de duplicação será somente as faixas das praças de cobrança. A br116 é um exemplo disso, há cerca de 20 anos cobra pedágio e o que se são só buracos e trechos irregulares até feira de Santana, a br 153 está a ponto de desmanchar veículos e fora outras que estão cobrando e não tendo melhorias, acreditam que na rodovia da morte será diferente? Duvido muito.

  31. Elias Ribeiro says:

    Sabe de nada, inocente… As obras que estão sendo feitas, as duplicações, túneis são bancados pelo governo, nosso dinheiro de impostos. Depois dessas obras, cujo asfaltamento tem seguro de 5 anos, o governo repassa a estrada para a Concessionária. As obras de manutenção após 3 anos, única obrigação dela de fato, será em trechos que aparecerem buracos e serão cobertos pelo seguro. Gasto zero, lucro absurdo. Bem vindo ao capitalismo brasileiro…

  32. Elias Ribeiro says:

    Em uma audiência pública séria, deveriam divulgar a estimativa do número de veículos que transitam nesta estrada e do valor que será arrecadado pela concessionária. Além disso deveriam liberar a previsão de gastos baseados anualmente, para sabermos como chegaram a esse valor tão alto. Transito muito na rodovia 040 de BH a Brasília. 700 Km com 10 postos de pedágios ( ou nove, não tenho certeza) a um valor de R$6,30, totalizando R$63,00. E com um fluxo de veículos muito menor. Foi presente de pai pra filho essa concessão. Deveriam até divulgar o nome dos proprietários dessa concessionária, para entendermos melhor a questão.

  33. Flavio says:

    Interessa te. Antes primeiro deixavam a entrada pronta p uso, depois cobravam. Hoje querem cobrar antes e arrumar depois. Porque não obrigam as empresas que fizeram parte da 381 entre bh e ipatinga a ressarcir ou arrumar as obras prontas que vieram ao chão. Afinal não foram feitos estudos para viabilizar as obras. Só no brasil mesmo. Deveriam mesmo divulgar quem são os responsáveis eis pela concessionária.
    Kd a transparência.

  34. Jose carlos says:

    Mas a 381 é uma rodovia federal, porque aqui as pessoas jogam a culpa no governador? Não entendi. A duplicação de rodovias federais ou a concessão é de responsabilidade do governo federal.

  35. José Alberto Costa Byrro says:

    O maior gargalo da BR-381 – Belo Horizonte/Governador Valadares é o trecho entre BH e João Monlevade (trevo com BR-262). Assim, é urgente a duplicação a conclusão da duplicação desse trecho.

  36. Edmilson Fonseca says:

    Vão nos impor estes e outros mais meus amigos, e vamos pagar simplesmente porque a maioria das pessoas deste país não estão nem ai pro que acontece ou que vai acontecer. Guerra civil, só uns poucos que vão aderir e logo serão rechaçados. Infelizmente estamos nas mãos de bandidos. Triste será nosso fim, meus caros, para nós e nossos descendentes. Mas segundo “eles” a maioria quis assim. Agora é fazer o L.

  37. Paulo Fernando Diniz says:

    Isso vergonha políticos tudo safado si Deus para com essa roubalheira

  38. Washington Batista Quiel says:

    Tinha que exigir da concessionária vencedora a duplicar com urgência e a princípio nao vai duplicar so vai colher e empurrando com a barriga e esse valor ai e muito caro

  39. Higor Silva says:

    Não se esqueçam que essa farra começou a partir de Temer e depois do Bolsonaro.
    Culpem também Aécio Neves e Zema.
    Não comprei um governo recém empossado cabeças de bagres

  40. Jonatas D'alçóquio says:

    Edmilson Fonseca, você somente é mais um idiota a partidarizar qualquer coisa para fazer valer sua opinião. Como notei sua fraca cultura e poder de informação fora do ZAP, vale esclarecer que as licitações das rodovias BR 116 e 381 foram originalmente lançadas pelo genocidha. Já com relação a sua guerra civil, Deus queira que você não esteja envolvido em crimes de lesa pátria do 8 de janeiro, caso contrário não tenho a menor dó da visita que você receberá da PF.

  41. Noeme Flavina da Silva Miranda says:

    Vão embolsar o dinheiro do pedágio e não vão fazer obra nenhuma. Nunca vi pagar adiantado por serviço

  42. José Celso Guimarães de Moraes says:

    Até entendo alguns pontos de vista.mas infelizmente o que dissermos não vai alterar em nada a decisão dos q estão no poder.eles ditam as regras ,e nos enfiam goela abaixo sem direito a opiniões.democracia inversa.transito na 381 a pelo menos 40 anos,já vi de tudo um pouco,não a reconheço intitulada rodovia da morte e sim rodovia q trás a morte.pela falta de respeito e negligência de grande maioria de seus usuários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM