Ao todo, 1,8 milhão de alunos cursam os ensinos fundamental, médio e profissionalizante
Começa nesta segunda-feira (10/2) o ano letivo nas escolas da rede estadual de Minas Gerais. Segundo o Calendário Escolar 2020, estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), a data marca o retorno às aulas de estudantes que já integram a rede e também novos alunos. Ao todo, 1,8 milhão cursam os ensinos fundamental, médio e profissionalizante nas unidades estaduais.
O calendário é unificado em todas as escolas, o que garante melhorias no planejamento e no reforço no conceito de rede. O recesso de julho será entre os dias 13 e 25. O fim do ano letivo está previsto para o dia 16 de dezembro, e do ano escolar, para o dia 18 do mesmo mês.
Datas importantes para a organização e a gestão das unidades escolares de ensino também constam no calendário, como o período de duração dos bimestres, de realização dos conselhos de classe e reuniões com os responsáveis, além de datas para lançamento de resultados bimestrais por diretores e professores, por exemplo.
Ampliação de vagas
Para este ano, uma das principais novidades é a ampliação das vagas no ensino médio de tempo integral. A modalidade, que neste ano terá cerca de 40 mil vagas, permite que o estudante passe mais tempo na escola, o que contribui para que ele possa se dedicar aos estudos e também aprender uma profissão, no caso de quem optar pelo ensino médio de tempo integral profissionalizante. Em 2020, a iniciativa será oferecida em 281 escolas estaduais mineiras, das 47 Superintendências Regionais de Ensino.
Infraestrutura
Várias unidades de ensino selecionadas no Programa Mãos à Obra na Escola receberam melhorias na infraestrutura para o começo das aulas. É o caso da Escola Estadual José Bonifácio Nogueira, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) que recebeu telhado novo, teve a cozinha reconstruída, além de melhorias na parte elétrica, nova pintura e revitalização do jardim.
A unidade de ensino é uma das mais de 770 escolas que integram o programa e que receberam recursos da SEE para a realização das reformas.
Currículo Referência
O Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a educação infantil e o ensino fundamental estará efetivamente nas salas de aula a partir deste ano. Para que os educadores possam trabalhar o documento da melhor forma, as escolas mineiras discutiram o CRMG ao longo de 2019.
O documento, homologado em dezembro de 2018, foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras e de um trabalho em regime de colaboração entre a SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional de Minas Gerais (Undime-MG).