BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, na última sexta-feira (29), que no mês de janeiro a bandeira tarifária será verde. Dessa forma, não haverá custo extra nas contas de luz.
De acordo com a agência, a continuação da bandeira verde nesse mês se deve à permanência das condições favoráveis de geração de energia. O Brasil enfrentou uma escassez hídrica no segundo semestre de 2021, que teve fim apenas em abril de 2022. Desde então, o país adotou a bandeira tarifária verde.
Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN (Sistema Integrado Nacional) gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. Quando a conta de luz está na bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando está na bandeira amarela ou vermelha, sofre acréscimos que variam de R$ 2,98 a R$ 9,79 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.