O América venceu o Cruzeiro por 2 a 1 no primeiro duelo entre as equipes pela fase semifinal do Campeonato Mineiro. O jogo foi disputado no domingo (2), no Mineirão. Sóbis marcou para o Cruzeiro na primeira etapa, mas o América virou no fim da partida com gols Alê e Ademir. O resultado aumentou a vantagem do Coelho sobre o adversário e ele pode até perder por um gol de diferença na próxima partida que ainda assim garante vaga na final. Já a Raposa só vai para a final se vencer por dois gols de diferença.
O primeiro tempo foi equilibrado, com ambas as equipes criando jogadas de gol. As melhores chances do Cruzeiro vieram dos pés de Sóbis (por duas vezes) e Airton, enquanto as do América foram com Felipe Azevedo e Rodolfo, que obrigaram o goleiro Fábio a trabalhar bem com ótimas defesas.
O gol do Cruzeiro saiu aos 37 minutos, com Sóbis aproveitamento cruzamento de Bruno José, mas o gol só foi validado três minutos depois pelo VAR. O Cruzeiro até teve a chance de fazer o segundo, mas Bruno José, livre na área, desperdiçou, após excesso de preciosismo na jogada.
A primeira grande chance da segunda etapa foi do América. Logo aos 8 minutos, Rodolfo apareceu livre na área e acertou o travessão. O Cruzeiro respondeu cinco minutos depois. Airton ficou com a bola na pequena área e balançou as redes, mas o VAR anulou o gol, pois no início da jogada Matheus Barbosa estava em impedimento. Airton ainda apareceu bem no ataque, aos 17 minutos, em chute forte de fora da área, mas o goleiro Matheus Cavichioli fez grande defesa.
Após substituições em ambas as equipes, o Cruzeiro se retraiu e o América avançou mais e chegou ao empate aos 39 minutos. Alê subiu mais que a defesa cruzeirense e marcou de cabeça, depois do escanteio cobrado por Leandro Carvalho. Três minutos depois, Leandro Carvalho lançou na área, a bola passou por Weverton e Ramon e Ademir se antecipou ao goleiro Fábio para fazer o gol que garantiu a vitória do América.
Cruzeiro e América voltam a se enfrentar no próximo domingo (9), no Independência, às 16 horas.
Atlético encaminha classificação
No sábado (1º), o Atlético derrotou o Tombense sem muitas dificuldades por 3 a 0, em partida disputada no Independência. Hyoran, Guga e Hulk marcaram os gols da vitória do Galo, que ficou com a classificação para a final praticamente garantida. Destaque para o valadarense Matheus Mendes, 22 anos, que entrou no segundo tempo, após Éverson ser expulso. O goleiro pegou um pênalti e ainda fez mais duas defesas, contribuindo para o placar do jogo ser mantido.
Só uma derrota por quatro gols de diferença tiraria o time comandado por Cuca da final do estadual. A próxima partida entre Atlético e Tombense será no próximo sábado (8), no Mineirão, às 16h30.