Colmán marcou aos 45 minutos do segundo tempo e garantiu a vitória de 1 a 0 da equipe paraguaia
A estreia do América na Libertadores não foi como a torcida esperava e o Coelho perdeu por 1 a 0, gol de Colmán, aos 45 minutos do segundo tempo. No jogo disputado na noite de ontem (23), no Independência, em Belo Horizonte, o time comandado pelo técnico Marquinhos Santos teve mais posse de bola, criou chances, mas não conseguiu converter em gols as oportunidades que teve.
Na primeira etapa, o América colocou pressão no início da partida. Aos 9 minutos, Indio Ramires obrigou o goleiro paraguaio a trabalhar após cobrança de falta. Aos 12 minutos foi a vez de Juninho. Ele recebeu de Patrick, deu um chapéu no adversário e emendou de primeira, mas a bola explodiu no travessão. Aos 26 minutos, Wellington Paulista teve uma grande chance. Ele recebeu passe, invadiu a área e tirou do goleiro com um leve toque, mas a defesa cortou o perigo.
No segundo tempo, o jogo seguiu com a mesma dinâmica, com o América rondando o ataque, enquanto o time paraguaio só defendia. Aos 5 minutos, Juninho apareceu na área, driblou Guillermo Benítez e bateu cruzado, mas a bola foi para fora. Aos 10 minutos, Wellington Paulista recebeu na área, girou sobre o zagueiro e finalizou. A bola ainda desviou no zagueiro antes de o goleiro Vásques mandar para escanteio.
O time paraguaio finalizou pela primeira vez aos 13 minutos. Ángel Benítez recebeu na direita da área e bateu forte, Jaílson fez a defesa parcial e depois a zaga afastou o perigo. Dois minutos depois, a resposta do Coelho foi com Juninho, que arriscou de esquerda; a bola passou perto.
O Guaraní foi novamente ao ataque aos 28 minutos e assustou o torcedor americano. Após cruzamento vindo da esquerda, Marcelo Gonzáles se antecipou à defesa do América e desviou de cabeça. A bola bateu na trave e foi para fora. Três minutos depois, o Coelho levou perigo com Juninho. Após bola cruzada da esquerda, a zaga do Guarani afastou mal, o volante do time mineiro ficou com a sobra e bateu, e a bola passou rente à trave esquerda.
Já aos 45 minutos do segundo tempo, o América foi castigado. O Guarani conseguiu emplacar um bom contra-ataque com Colmán, que avançou pela esquerda, driblou Eder e finalizou na entrada da área. A bola desviou em Iago Maidana e enganou o goleiro Jaílson.
O jogo de volta acontecerá na próxima quarta-feira (2), às 19h15, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O time da casa joga por um empate para passar a terceira fase preliminar da Libertadores. Já o América precisa vencer por dois gols de diferença. Se vier uma vitória por um gol de diferença, seja qual for o placar, a decisão irá para os pênaltis.
Quem se classificar terá mais um mata-mata contra Barcelona (Equador) e Universitário (Peru) para tentar chegar à fase de grupos. No primeiro duelo, o time equatoriano venceu o peruano por 2 a 0.