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Alunos do SESI de Valadares garantem vaga no mundial de robótica

Alunos do SESI de Valadares garantem vaga no mundial de robótica
FOTO: Arquivo Pessoal

GOVERNADOR VALADARES – A equipe de robótica “Turma do Bob”, da Escola SESI Governador Valadares, conquistou uma vaga para o Festival Internacional de Robótica, que acontecerá de 13 a 15 de junho em Massachusetts, nos Estados Unidos. A conquista veio após a etapa nacional do Torneio de Robótica, realizada em Brasília, que reuniu 100 times da FIRST LEGO League Challenge (FLLC). Além da classificação, a equipe também alcançou o 4º lugar no Prêmio Projeto de Inovação e o 2º lugar no Desafio da Aliança, reafirmando o empenho e a dedicação dos alunos.

Desafios e preparação para a etapa nacional

O professor e técnico da equipe, Thulyo Menezes de Barros, explicou que um dos maiores desafios foi aprimorar o trabalho desenvolvido na etapa regional para atender aos critérios mais rigorosos da fase nacional. A equipe precisou elevar o nível técnico e a qualidade das apresentações para enfrentar as 100 melhores equipes do país. “No Nacional, a avaliação se torna mais criteriosa e a competição é intensa, com todas as equipes tendo potencial para conquistar premiações”, destacou Thulyo.

A preparação envolveu revisões constantes, testes práticos e análise de estratégias para garantir um bom desempenho em todos os aspectos avaliados. O professor também destacou que a dedicação dos alunos foi fundamental para alcançar os resultados positivos, especialmente diante da pressão de competir com times de alto nível técnico.

FOTO: Arquivo Pessoal

Inovação que faz a diferença

O projeto de inovação que rendeu à Turma do Bob o 4º lugar na categoria Projeto de Inovação foi resultado de um intenso processo de pesquisa e desenvolvimento. A equipe identificou um problema enfrentado por pescadores de espinhel: a captura de iscas por aves marinhas, que gera prejuízos financeiros e reduz a eficiência da pesca em até 60%. O impacto é significativo, considerando que 46% dos pescadores independentes no Brasil dependem dessa prática para sua sobrevivência.

Após pesquisas e testes realizados em parceria com o Projeto Albatroz, a solução encontrada foi o “Gel Muhamar” — um gel biodegradável de cor vermelha, que tinge as iscas e repele as aves sem causar impacto ambiental ou prejuízo à pesca. O produto foi testado e aprovado pelos próprios pescadores, que constataram a eficiência do gel ao notar que as iscas tratadas não atraíam aves, garantindo a preservação da renda e a redução de impactos ambientais.

Outro destaque da Turma do Bob foi a conquista do 2º lugar no Desafio da Aliança. A prova exigiu habilidades de cooperação e adaptação rápida, já que as equipes foram sorteadas para trabalhar juntas, combinando estratégias distintas. Segundo Thulyo Menezes, a capacidade de resolver problemas em tempo real e a flexibilidade dos alunos foram fundamentais para o bom desempenho. A experiência proporcionou um aprendizado valioso sobre trabalho em equipe e colaboração em situações de pressão.

FOTO: Arquivo Pessoal

Preparação para o Mundial

Agora, com o passaporte carimbado para o Festival Internacional de Robótica, os alunos intensificam a rotina de treinamentos. O professor conta que a preparação para o Mundial passa por “analisar os feedbacks dos juízes que avaliaram a equipe, aperfeiçoar o trabalho e traduzir todo o projeto e a apresentação para o inglês”.

Para isso, a equipe tem se dedicado a treinos diários. “A equipe está em constante aprendizado e evolução. A adaptação faz parte do processo de uma equipe de alta performance que busca a melhoria contínua de seus resultados e estratégias”, ressaltou Thulyo.

Além dos aspectos técnicos, a preparação emocional também é considerada fundamental. A equipe tem trabalhado no fortalecimento da confiança e na gestão da ansiedade para que todos os integrantes estejam tranquilos e focados durante as apresentações. O apoio dos familiares, professores e da comunidade escolar tem sido um incentivo a mais para que os alunos se sintam seguros e motivados a darem o melhor de si na competição internacional.

FOTO: Arquivo Pessoal

A Turma do Bob

A Turma do Bob reúne estudantes de diferentes idades. Ana Julia de Oliveira Colares e Andrade, Gabriel Leite Neres, Lilian Furtado Viana, Lucas Vinicius Dias Cunha, Maria Inês Silva Moura e Teófilo Campos Coelho Costa têm 15 anos e cursam o 1º ano do Ensino Médio. Já Laís Lima Oliveira, de 13 anos, está no 9º ano do Ensino Fundamental II, enquanto Artur Correia Maini, o mais novo da equipe, tem 12 anos e cursa o 7º ano do Ensino Fundamental II. Thulyo Menezes de Barros é o professor e técnico da Turma do Bob. 

O professor também destaca a importância de incentivar os conhcecimentos em robótica e inovação para a formação dos estudantes. “A robótica trabalha a metodologia STEAM por meio da multidisciplinaridade e da aprendizagem baseada em problemas. Isso permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe. Além disso, o incentivo à robótica e à inovação estimula o protagonismo dos estudantes, tornando-os mais autônomos e preparados para os desafios do futuro. Ao integrar tecnologia e educação, os alunos aplicam conceitos teóricos na prática, reforçando o aprendizado e despertando o interesse por carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática”.

Sobre o Torneio de robótica

A FIRST LEGO League Challenge é uma competição de robótica que desafia equipes de estudantes a construir e programar robôs. A competição também envolve um projeto de inovação e uma apresentação para o público. 

Desenvolvimento do robô

  • As equipes constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® SPIKE™ Prime 
  • Os robôs devem cumprir missões em uma mesa 
  • As equipes precisam pesquisar componentes, como motores, baterias e materiais necessários 

Projeto de inovação

  • Os estudantes precisam encontrar uma solução inovadora a partir de uma pesquisa alinhada com o tema da temporada 
  • O projeto deve propor soluções criativas para problemas reais 

Apresentação para o público 

  • As equipes precisam fazer uma apresentação do seu trabalho para o público, em cinco minutos

Avaliação

  • Os competidores são avaliados por suas habilidades de trabalho em equipe, inovação e core values 
  • Os juízes avaliam a qualidade de pesquisa, a técnica de construção de robôs, o nível da compreensão científica e a qualidade da apresentação 

A FIRST LEGO League Challenge é operacionalizada no Brasil pelo SESI – Serviço Social da Indústria. 

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