Equipe participará da etapa nacional em novembro
GOVERNADOR VALADARES – Os alunos do Campus Governador Valadares do IFMG foram destaque na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG 2025). Ao todo, 39 estudantes do campus participaram da fase estadual e alcançaram 13 premiações, distribuídas em quatro medalhas de ouro, sete de prata e duas de bronze.
Os alunos foram organizados em trios, mesclando cursos e séries distintas, sob a orientação dos professores Daniela Martins Cunha e Evandro Klen Panquestor. Entre os dias 12 e 25 de agosto, os participantes enfrentaram três fases da competição, respondendo a 65 questões sobre diversas áreas do conhecimento geográfico, como geografia física, cartografia, política, geoprocessamento e sensoriamento remoto.
“A participação na OBG estimula a pesquisa por conteúdos além daqueles aplicados em sala de aula, especialmente quanto à resolução de problemas propostos nos enunciados, exigindo, também, habilidades como o raciocínio lógico. Esse processo valoriza a capacidade de organização e trabalho em equipe, nos quais a disciplina e cooperação são fundamentais para o êxito de cada grupo”, disse a instutição de ensino.
GeográIFicos garante vaga
O grande destaque foi a equipe GeográIFicos, que conquistou o 1º lugar estadual e garantiu uma vaga para representar as escolas públicas de Minas Gerais na etapa nacional da OBG. O grupo é formado pelos estudantes Júlia Oliveira Pertel, Camila Martins Coutinho e Diogo Gomes de Araújo, todos do 1º ano do curso Técnico em Edificações, orientados pelo professor Evandro Klen Panquestor.
O IFMG, campus Governador Valadares representará o estado de Minas Gerais na categoria escola pública com processo seletivo. As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados a Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada, bem como o uso de Geotecnologias, abordando temáticas previstas nas bases curriculares atuais.
A fase nacional acontecerá em Campinas (SP), entre os dias 25 e 28 de novembro, com provas de múltipla escolha, discursivas e práticas.







