GOVERNADOR VALADARES – Na última terça-feira (25), foi realizado o lançamento da revista experimental “Vale da Ciência”, no campus II da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). O evento contou com a participação de universitários e professores, marcando o resultado do projeto desenvolvido pelos alunos do 7° período de Jornalismo. A revista científica surgiu com a junção das disciplinas de Jornalismo Científico e Estágio Supervisionado, sob a supervisão da Dra. Deborah Vieira e da Me. Zana Ferreira.
Segundo a Dra. Deborah Vieira, a ideia da revista nasceu na disciplina de Jornalismo Científico, como produto final da matéria: “Como a turma também estava cursando a disciplina de Estágio Supervisionado, acreditamos que seria uma bela oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, em especial, do jornalismo científico. A turma abraçou o desafio e fez um trabalho surpreendente“.
O processo de planejamento e execução do projeto envolveu uma parceria estreita entre as disciplinas, onde os alunos puderem converter os aprendizado teóricos em um produto prático. “Tivemos aulas teóricas de produção, seguidas de reuniões de pauta para a produção da revista experimental. Pudemos observar outros veículos de jornalismo científico, como a Revista Galileu, para nos inspirar. Pensamos também na linguagem adaptada ao público-alvo, com vistas à disseminação do conhecimento científico”, explicou a professora.
Os temas e pautas para as matérias foram escolhidos por meio de uma atividade em sala de aula, pensando nas editorias a serem abordadas. “Em seguida, as editorias foram sorteadas entre os alunos, que tiveram que apresentar pautas a partir dos temas. Usando de pesquisas já publicadas e a observação do cotidiano, os futuros jornalistas puderam trazer temas relevantes, de uma forma leve e criativa”, completou Deborah.
Aprendizado da revista científica
Lucas do Vale, aluno que atuou como editor-chefe e diagramador da revista, compartilhou sua experiência: “Foi desafiador ,mas ao mesmo tempo recompensador, não esperava que o resultado final fosse ser algo tão bom. Todos cooperaram muito bem e conseguimos fazer tudo que tinha que ser feito dentro do prazo. O processo de diagramação foi complexo, mas me preparei ao longo dos meses e, nessa reta final, apesar de complicada, foi facilitada”.
Lucas também destacou os principais aprendizados e habilidades desenvolvidas ao longo do projeto. “Como editor, a principal habilidade foi comandar, gerenciar e principalmente diagramar. Nunca tinha feito algo desse nível e foi uma surpresa ver as coisas tomando forma. Os principais ensinamentos foram que não é preciso apelar para a perfeição para cativar, o jornalismo é muito mais que tudo quadrado e perfeito”, afirmou o universitário.
Emanuel Alves, outro aluno participante, destacou a importância do projeto para o seu aprendizado: “A revista experimental foi uma experiência super legal, aprendi muito sobre o jornalismo científico de um modo geral e como realizá-lo da melhor maneira possível. A minha matéria foi sobre o sequestro do voo 375, da empresa aérea Vasp. A possibilidade de fazer uma matéria sobre segurança de aviação e analisando um filme nos mostra que a ciência está nos mínimos detalhes e em todos os momentos da nossa vida, não se restringindo somente às ciências biológicas”.
A revista Vale da Ciência pode ser conferida na íntegra clicando aqui.