Alunos de escolas municipais contam com o Khan Academy para estudarem em casa

Direcionado para o ensino fundamental, o Khan é mais uma alternativa para os alunos manterem os estudos durante o isolamento social

Após a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) decidirem pela suspensão das aulas, assim como tantas outras escolas do país que pararam, devido ao coronavírus (Covid -19), os alunos estão em casa com suas famílias. Mas o isolamento social não é desculpa para ficarem parados! Os alunos do ensino fundamental podem continuar os estudos com o Khan Academy, plataforma on-line gratuita que oferece exercícios, vídeos e painel de aprendizado, que habilita o estudante aprender de acordo com o seu ritmo. Valadares é uma das 48 parceiras do projeto, com 28 escolas municipais cadastradas.

         O projeto, que já seria utilizado para enriquecer o ensino em sala de aula, se tornou um aliado neste momento de pandemia. O Khan Academy disponibiliza para Valadares as disciplinas de Matemática e Ciências. Ainda este ano vai lançar a disciplina de Língua Portuguesa. Com auxilio da internet, o estudante acessa o conteúdo em casa. Professores podem acompanhar através da plataforma o desenvolvimento de seus alunos mesmo a distância.

         Para Nádia Abboud, coordenadora do projeto em Valadares, o “Khan é uma ferramenta que professores têm a mais para aprendizagem e apoio pedagógico. Ele aproxima com conteúdos, ajudando professores e alunos dentro e fora das escolas”. O Khan Academy começou a ser usado pela SMED em 2019. Como havia um limite de cadastro, apenas cinco escolas aderiram. Este ano, o Projeto Khan Academy se estendeu para todas as escolas do ensino fundamental e, agora, todas podem trabalhar com a plataforma.

         Professores, turmas e alunos estavam em fase de cadastramento e, por isso, a plataforma Khan ainda não atingiu todas as crianças e adolescentes. Segundo Nádia, o projeto vai incentivar alunos a dar continuidade aos estudos. “Neste período de isolamento social, o Khan é importante para professores e alunos que se encontram adiantados na plataforma. Os professores seguem apresentando atividades on-line para os alunos fazerem de casa”.

         As escolas do ensino fundamental da rede municipal cadastradas no Khan Academy devem seguir os parâmetros determinados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), atendendo os objetivos de aprendizagem dos períodos de cada formação, estabelecendo conhecimentos, competências e habilidades que se espera que cada estudante desenvolva ao longo da escolaridade básica.

         As aulas nas escolas municipais estão suspensas desde 18 de março. Saiba mais do Khan Academy em https://pt.khanacademy.org/brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM