O lançamento contou com a participação de professores, diretora da escola, funcionários do CRAEDI e familiares
No último dia 29 o Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Zilda Arns (CRAEDI) proporcionou a concretização de um sonho ao aluno Ângelo Eduardo Fernandes dos Santos, de oito anos, que queria se tornar escritor. O CRAEDI não só ajudou no processo de confecção como proporcionou uma manhã de lançamento e autógrafos do livro “A vergonha de Samuel”. Professora, monitora, direção da escola, familiares e amigos, além dos funcionários do CRAEDI, foram todos prestigiar o autor.
O livro conta a história do menino Samuel que tinha dificuldade de interagir e ser aceito por outras crianças por ter dificuldade de fazer higiene pessoal. A professora de Atendimento Educacional Especializado do CRAEDI, Adeisa Pereira, conta que a ideia do livro surgiu do próprio aluno após a conclusão de um projeto sobre higiene bucal. “Eu realizei apenas algumas intervenções necessárias quanto à elaboração do texto e organização das ideias. É uma obra linda e escrita sob o olhar carinhoso de uma criança”, derramou-se em elogios.
A diretora do CRAEDI, Patrícia Cancilieri, chamou atenção para a importância do incentivo às criancas. “Ele queria ser escritor e a professora trabalhou com ele a construção de um livrinho de história. Ele foi ilustrador do livro, digitou no computador e fez todo o processo. Ele encardenou o primeiro e nós mandamos encadernar mais alguns exemplares para o dia do lançamento. Aproveitamos o momento para mostrar que todos possuem habilidades e são capazes. O CRAEDI tem como principio acreditar no potencial dessas crianças”, enfatizou.
Para a mãe de Ângelo, Ana Lúcia Fernandes dos Santos, a elaboração do livro veio no momento certo. “Desde o ano passado que ele faz o acompanhamento no CRAEDI. Esse livro veio no momento certo, pois ele perdeu o pai em abril desse ano e era muito apegado a ele. Tivemos todo o apoio do CRAEDI em todos os momentos e ele decidiu homenagear o pai. Meu filho é um guerreiro”, falou orgulhosa.
O CRAEDI
O CRAEDI oferece atendimento educacional especializado, numa perspectiva inclusiva, aos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas escolas municipais, dentre eles: deficiência auditiva, visual, intelectual, física, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Além do atendimento educacional especializado, o CRAEDI também trabalha com a formação continuada de professores e monitores que acompanham essas crianças. O CRAEDI está localizado na rua Afonso Pena, 3313 – Centro.