Alternativas para sair da crise são possíveis, mas exigem mudanças

De acordo com o economista Lucas Gonçalves, restaurantes, setor fitness e de academias têm se tornado expoentes econômicos em Valadares

Encontrar soluções realistas que possam resolver problemas estruturais e que façam reacender o interesse do consumidor, principalmente no setor do comércio, tem sido a busca constante de empresários e lojistas em Governador Valadares. Para economistas, há indícios de melhora, mas é preciso sair da fase de lamentar as “perdas” e ir em busca der mudanças de comportamento, para retomar o caminho das vendas.

Em geral, a retomada da atividade econômica de um país em recessão, no caso do Brasil, precisa ser feita por etapas. Para o economista e assessor de investimentos Lucas Gonçalves ainda que a recuperação da economia não tenha começado de fato, alguns sinais apontam um ensaio de retomada. “A economia brasileira, e naturalmente Governador Valadares, ainda enfrentam uma série de desafios, oriundos da recessão que nosso país enfrenta desde 2015. Ou seja, o Brasil ainda não se recuperou integralmente da sequência de PIB’s negativos experimentados em 2015 e 2016. Mesmo em 2019, quando em janeiro a previsão dos economistas orbitava em um crescimento econômico de 2% no ano, no atual momento os mesmos analistas já admitem um crescimento de 0,82%, de acordo com o Boletim Focus. Governador Valadares, portanto, sendo uma cidade composta principalmente do setor comercial e de serviços, sofre com as consequências dessa recessão de modo generalista”, afirmou.

De acordo com o economista, o ideal é que cidades que passam por momentos de recessão apresentem diversificação dos setores da economia, para que não haja extrema dependência de um setor, estando mais resiliente e preparado para os momentos de crise. “Sempre existem oportunidades, tanto a nível nacional, quanto local. Como exemplos, em Governador Valadares podemos destacar o setor terciário, com muitos restaurantes sendo abertos na região do Centro, além do setor fitness e de academias, também se tornando um expoente econômico local”, aponta.

Entretanto, Lucas Gonçalves ainda observa poucos empresários apostando em novos negócios para não verem seu empreendimento fechar as portas. A mudança de comportamento dos empresários é tida como o ponto de partida para a melhora da economia. “Infelizmente, esse dinamismo diversificado é experimentado em poucos países, normalmente mais desenvolvidos e que apresentam robustez no agronegócio, indústria e também a nível comercial e prestação de serviços, além do amplo desenvolvimento educacional e tecnológico”, comentou.

Para os empreendedores, neste momento, atitudes criativas são necessárias na tomada de decisões”

Lucas Gonçalves aponta que um dos caminhos imediatos para retomar os passos na economia são atitudes inovadoras por parte dos empreendedores. “Para os empreendedores, neste momento, as atitudes disruptivas, bem como a criatividade, são necessárias na tomada de decisões. Já dizia Albert Einstein que ‘insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes’. Ou seja, não somente pelo desafio do país quanto a retomar o crescimento, mas principalmente pelas mudanças inevitáveis da economia e tecnologia, os empresários são convidados a revisitar seu modus operandi em prol da atualização de seus negócios, com o objetivo de prosperar em uma economia cada vez mais mutável”, concluiu o economista.

Bom desempenho do GV Shopping atrai cada vez mais consumidores

Lojas se fecham na cidade, mas não faltam também exemplos de progresso nos segmentos de prestação de serviços e comércio. Referência em toda a região, o GV Shopping completa neste ano 20 anos de fundação. Destaque como centro de compras e lazer, o empreendimento vive um momento especial, amadurecido com a chegada de novas operações, modernização de lojas e revitalização dos ambientes.

O superintendente do GV Shopping, Sílvio Ricardo de Figueiredo, disse ao DRD que fases de recessão econômica sempre estiveram presentes na cidade. O erro está em não caminhar junto com o gosto do consumidor. “Quando nós inauguramos o GV Shopping, sabíamos que não seria fácil. O cenário econômico sempre foi o mesmo na cidade. Mas hoje posso dizer que o GV Shopping está consolidado em Valadares e com tendência ao crescimento muito positiva, em busca de novos horizontes. A evolução tem que ser uma constante. O consumidor mudou muito nos últimos anos. As mídias sociais dão uma resposta imediata ao consumidor e o empresário precisa estar antenado, precisa acompanhar essa evolução, a loja física precisa estar totalmente ligada ao canal virtual de vendas”, disse.

De acordo com o economista Lucas Gonçalves, restaurantes, setor fitness e de academias têm se tornado expoentes
econômicos em Valadares. FOTO: Divulgação

Figueiredo ressalta que, nos 19 anos de funcionamento, o GV Shopping tem contribuído com a geração de emprego e renda no município, aquecendo a economia com um faturamento anual de vendas de mais 160 milhões. Para o superintendente, o Shopping passa por um momento inverso ao que muitos pessimistas apontam nas ruas. “Pelo contrário, nós temos um histórico de investimentos constantes no GV Shopping nos últimos quatro anos. No ano de 2017 nós entregamos para a faculdade Pitágoras um segundo prédio, com quatro pavimentos. Em 2018, chegaram novas operações na praça de alimentação, com o Burger King e o Frangolito. Fechamos com mais de R$ 10 milhões de investimento. Neste ano, estamos com previsão de uma nova expansão do prédio, com a chegada da Smart Fit, com 1.200 metros quadrados. Ao logo dos anos a gente vem diversificando o nosso mix. A gente pode observar, por exemplo, o segmento de beleza, algumas operações, como espaço lazer, e a própria Smart Fit, que é uma tendência no universo das academias. No ponto de vista prático, o GV Shopping está crescendo. Nós temos hoje 98% da área bruta do Shopping ocupada. A maioria está com a gente há mais de 18 anos. Ou seja, sempre buscando essa diversificação para que a gente não se perca no meio do caminho”, explicou.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br

 

Legenda 1: Segundo Sílvio Figueiredo, o GV Shopping chega aos 20 anos consolidado como o maior centro de compras e entretenimento da cidade.Foto: Divulgação

 

Legenda 2: De acordo com o economista Lucas Gonçalves, restaurantes, setor fitness e de academias têm se tornando expoentes econômico em Valadares.Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM