GOVERNADOR VALADARES – Quem deixou para a última hora pode ter que mudar os planos para o Dia dos Namorados em Governador Valadares. Com a alta procura por bares e restaurantes, muitos estabelecimentos da cidade já estão com lotação esgotada ou adotaram o sistema de atendimento por ordem de chegada, o que tem frustrado casais que tentaram se organizar com antecedência para celebrar a data de forma especial.
A cirurgiã-dentista Kênia Sampaio foi uma das pessoas que se anteciparam para garantir uma mesa na noite do dia 12 de junho. Ela tentou fazer reservas desde o final do mês de maio, antes mesmo de viajar, mas enfrentou resistência dos estabelecimentos. “Como eu tinha uma viagem marcada no final de maio, tentei garantir a reserva antes. Muitos restaurantes ainda não tinham se programado para o Dia dos Namorados. Quando voltei, as reservas já estavam esgotadas ou não estavam trabalhando com esse sistema. Teve um estabelecimento que respondeu de forma curta e grossa, e outros informaram que só havia mesas para quatro pessoas. Também olhei outro que funciona por ordem de chegada, mas a chegada começa às 18h e todo mundo trabalha até esse horário na quinta-feira. A mulher sai do serviço e precisa se arrumar, não tem jeito”, lamenta.
Para ela, a falta de planejamento por parte dos estabelecimentos prejudica a experiência dos clientes. “Os casais estão se programando cada vez mais cedo, mas os restaurantes não estão se antecipando. Isso está levando muitos casais a não sair no Dia dos Namorados, fazer jantar em casa ou não fazer nada, porque as pessoas não querem ter desgaste”, desabafa Kênia, que ainda não sabe se conseguirá sair para comemorar a data.
A grande movimentação esperada no setor é confirmada por Frederico Paixão, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Regional Vale do Rio Doce e proprietário do Bar do Fred. Segundo ele, a data é uma das mais importantes para o ramo. “O Dia dos Namorados representa um dos picos de movimento no ano para os bares e restaurantes. A expectativa é que o faturamento cresça cerca de 40%. Muitos estabelecimentos se preparam com decoração temática, cardápios especiais e promoções para atrair o público e otimizar o atendimento”, explica.
Já o Noz Bistrô, conhecido por sua gastronomia refinada, optou por não trabalhar com reservas nesta data. A chef Kelly Gomes afirma que o restaurante opera, pelo quarto ano consecutivo, com atendimento por ordem de chegada e controle de fila de espera. “A gente prefere trabalhar dessa forma exatamente por causa da grande demanda, para que [o bistrô] não fique com mesas ociosas por algum espaço de tempo. A gente já teve experiência aqui, inclusive, de vender o serviço antecipado, e o cliente não chegar, atrasar muito, e se sentir no direito da mesa estar disponível na hora em que ele chega. Então, a gente prefere trabalhar nesse regime para evitar esses tipos de conflitos”, relata a chef.
Enquanto restaurantes se organizam para acolher o público da melhor forma, a dificuldade para encontrar vagas tem levado muitos casais a replanejar a comemoração. Seja em casa, com um jantar preparado a dois, ou mesmo adiando a saída para outro dia, o importante é celebrar o amor.








Comments 1
Com esse friozinho nada melhor q fica em casa é preparar algo com amor é carinho..Um bom vinho um jantar especial,Um bom filme nada melhor.Curtir o momento a dois