GOVERNADOR VALADARES – A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta sexta-feira (19), às 14h, uma audiência pública em Governador Valadares, para discutir os efeitos da política migratória do presidente americano Donald Trump sobre os brasileiros que vivem nos Estados Unidos.
O encontro, solicitado pelo deputado Betão (PT), presidente da comissão, será na Câmara Municipal de Governador Valadares, na Rua Marechal Floriano, 905, e contará com a presença de autoridades, entidades de defesa dos direitos humanos, movimentos sociais e pesquisadores da área de migração.
Segundo o parlamentar, muitos brasileiros deportados retornam ao país sem acesso aos bens adquiridos nos EUA, fruto de anos de trabalho, e enfrentam dificuldades para reconstruir suas vidas. “Governador Valadares é uma das cidades mais impactadas pelas deportações. Centenas de famílias vivem o drama de ter parentes com bens retidos. Precisamos garantir dignidade a quem retorna e lutar pela defesa dos direitos dos trabalhadores migrantes”, afirmou Betão.
O objetivo da audiência é propor políticas públicas de apoio jurídico, social e psicológico aos deportados e às famílias afetadas, além de avaliar o impacto econômico das deportações na região, conhecida pelo alto índice de emigração em busca do chamado “sonho americano”.







