GOVERNADOR VALADARES – Com a posse do prefeito Coronel Sandro (PL), do vice-prefeito José Bonifácio Mourão (PL) e dos 21 vereadores eleitos, Governador Valadares inicia um novo ciclo político. Durante a cerimônia realizada no dia 1º de janeiro, os vereadores eleitos destacaram suas expectativas e compromissos para a nova legislatura, com ênfase na renovação e protagonismo da Câmara Municipal, com destaque para o atual presidente, Alê Ferraz (Novo).
Por unanimidade, Alê Ferraz (Novo) foi eleito presidente da Câmara, com Katia do Betinho Detetive (PSDB) como vice-presidente, Jackes Keller (PMB) como 1º secretário e Jepherson Madureira (Republicanos) como 2º secretário. A solenidade seguiu o protocolo do regimento interno da Câmara. O vereador eleito com mais idade, Waguinho (DC), presidiu a sessão de abertura, que marcou a posse da 20ª legislatura. Os vereadores assumiram os mandatos e, na sequência, elegeram a nova mesa diretora da Câmara Municipal em votação nominal.
Alê Ferraz (Novo) – presidente da Câmara
Alê Ferraz, eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026, destacou a importância de um legislativo forte e protagonista. Ele enfatizou a necessidade de modernizar a Câmara e aproximá-la da população.
“Precisamos fazer um legislativo forte, que volte a ser protagonista. Os grandes problemas de Governador Valadares têm que começar a ser debatidos na Câmara. Vamos levar a câmara itinerante até a população para descobrir os problemas e achar soluções junto com o Executivo,” explicou Alê.
Ferraz também mencionou a importância de realizar audiências públicas sobre temas relevantes, como transporte coletivo, resíduos sólidos e a situação da população em situação de rua.
“O Legislativo tem que ocupar o seu espaço e assumir a sua responsabilidade. Vamos debater todos os temas necessários para buscar soluções para os problemas de Valadares,” concluiu.
Roncalli da Farmácia (PRD) – vereador mais votado
Roncalli da Farmácia, reeleito com 3.101 votos, enfatizou seu compromisso com a população e a importância de trabalhar em conjunto com o Executivo. Ele destacou a necessidade de atender às necessidades básicas da população, especialmente dos mais necessitados, com uma visão descentralizada.
“A nossa expectativa é de muito trabalho e compromisso com a população, junto com o Executivo. Nosso objetivo é atender às necessidades mais básicas da população e também os mais necessitados, com uma visão da periferia para o centro,” afirmou Roncalli.
Ele também ressaltou a importância do diálogo e da harmonia entre os vereadores, exemplificando com a eleição de Alê Ferraz como presidente da Câmara.
“A relação com os novos vereadores é a melhor possível. A eleição do Alê como presidente foi uma construção equilibrada e harmoniosa. Muito diálogo é o DNA do legislativo,” destacou.
Fernanda Braz (DC) – primeira vez como vereadora
Fernanda Braz, eleita pela primeira vez com 1.322 votos, expressou sua alegria e compromisso com a população de Governador Valadares. Ela destacou sua experiência e a importância de trabalhar em prol da saúde, defesa da mulher, direitos dos idosos e do esporte.
“Quem me conhece sabe o quanto eu sempre lutei pelo povo de Governador Valadares. Meu trabalho será muito enriquecedor pela vasta experiência que já tenho. Vou honrar cada voto, lutando e defendendo o povo de Valadares,” afirmou Fernanda.
Vereadores que tomaram posse
- Roncali da Farmácia (PRD) – 3.101 votos [reeleito]
- Alê Ferraz (NOVO) – 2.655 votos [reeleito]
- Kátia do Betinho Detetive (PSDB) – 2.220 votos [reeleita]
- Waguinho (DC) – 2.128 votos
- Jepherson Madureira (Republicanos) – 2.073 votos [reeleito]
- Jackes Keller (PMB) – 1.901 votos
- Jamir Calili (PP) – 1.853 votos [reeleito]
- Will Sirlei (PL) – 1.821 votos
- Valdivino Lima (Avante) – 1.739 votos
- Sandra Perpétuo (PT) – 1.714 votos
- Igor Erick (Mobiliza) – 1.671 votos
- Ulysses Gomes (Republicanos) – 1.621 votos
- Ademar do Turmalina (MDB) – 1.459 votos
- Geisa Luana (PP) – 1.402 votos
- Igor Costa (União) – 1.402 votos
- Amaral do Povo (Avante) – 1.371 votos
- Dandan Cesário (União) – 1.368 votos [reeleito]
- Betão do Porto (União) – 1.346 votos [reeleito]
- Ley do Mãe de Deus (PMB) – 1.334 votos
- Fernanda Braz (DC) – 1.322 votos
- Gilsa Santos (PT) – 1.313 votos [reeleita]