Alê Ferraz assumirá presidência da Câmara em 2025 Vereador destaca protagonismo do Legislativo, transparência e modernização
GOVERNADOR VALADARES – O vereador Alê Ferraz (Novo) está prestes a assumir a presidência da Câmara Municipal de Governador Valadares no dia 1º de janeiro de 2025. Em seu segundo mandato, Alê é o único candidato à presidência da Câmara, contando com o apoio unânime dos 21 vereadores eleitos. Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, ele destacou a importância da mudança no regimento interno, o protagonismo da Câmara e o apoio ao Executivo.
O vereador destacou a importância da mudança no regimento interno da Câmara, que agora exige que as candidaturas sejam apresentadas até três dias após a diplomação dos vereadores. Essa alteração teve como objetivo evitar candidaturas improvisadas de última hora, garantindo um processo mais organizado e transparente.
“Historicamente, as eleições da Câmara tinham candidaturas planejadas, mas muitas vezes surgiam candidaturas improvisadas na última hora. Com a mudança no regimento, agora temos minha candidatura como a única, em consenso entre os 21 vereadores eleitos,” explicou Ferraz.
Protagonismo e independência do Legislativo
Alê enfatizou a necessidade de a Câmara Municipal atuar de forma independente, mas em harmonia com o Executivo. Ele ressaltou a importância de dar protagonismo ao Legislativo, aproximando-o da população e promovendo um diálogo aberto.
“A Câmara é um poder independente, com autonomia e harmonia com o Executivo. Precisamos dar protagonismo ao Legislativo, aproximando-o da população e abrindo as portas para o diálogo,” afirmou.
O prefeito eleito, Coronel Sandro (PL) comentou sobre a relação com a Câmara Municipal, durante coletiva de imprensa nesta semana. Sandro destacou a importância do Executivo e Legislativo trabalharem juntos por Governador Valadares.
“O Alê já é vereador, foi reeleito e ele junto com os outros vereadores fizeram uma composição muito boa. Só tem uma chapa para disputar a eleição cujo presidente é o vereador Alê. Então eu acredito que a gente já começa bem, não tem disputa e a gente pode concentrar nossas forças e energias. Vai realmente produzir para Governador Valadares”, disse Coronel Sandro.
Transparência e modernização
Um dos principais objetivos de Ferraz como presidente da Câmara é aumentar a transparência e modernizar os processos legislativos. Ele destacou a necessidade de criar um portal de transparência e desburocratizar o acesso às leis municipais.
“Hoje, a Câmara não tem um portal de transparência. Precisamos desburocratizar todo o processo e compilar as leis para que a população tenha acesso fácil. Vamos trabalhar na desburocratização e modernização da Câmara, tornando-a mais digital,” disse Ferraz.
Ferraz também mencionou a importância de enfrentar os grandes problemas do município, como a situação da população de rua e a concessão do lixo, além de apoiar os projetos individuais de cada vereador.
“Precisamos enfrentar de frente os grandes problemas do município, seja a situação com a população de rua, seja a concessão do lixo, além de outros problemas. E também apoiar os projetos individuais de cada vereador,” concluiu.
A mesa diretora da chapa, além de Alê Ferraz como presidente, também inclui Katia do Betinho Detetive (PSDB) como vice-presidente, Jackes Keller (PMB), como 1º secretário, e Jepherson Madureira (Republicanos) como 2º secretário.
Cerimônia de posse
A cerimônia de posse dos 21 vereadores eleitos, do prefeito Coronel Sandro (PL) e do vice-prefeito Mourão (PL) será realizada no dia 1º de janeiro de 2025, às 15h, no Plenário da Câmara Municipal de Governador Valadares. A previsão é que às 15h aconteça a posse dos vereadores, logo depois a eleição da mesa diretora e, por fim, o presidente eleito dá posse ao prefeito e vice-prefeito.