GOVERNADOR VALADARES – A Copa Valadares de Parapente terá início nesta sexta-feira (28) e contará com uma iniciativa de conscientização ambiental no Pico da Ibituruna. A Águas de Valadares, patrocinadora oficial da competição, promoverá o plantio de mudas e o lançamento de sementes na região, contando com o apoio de pilotos de diversos estados que estarão na cidade para a competição.
O plantio será realizado às 8h no Caminho das Nuvens. A iniciativa faz parte de um projeto de reflorestamento iniciado em 2023, que já abrange seis hectares no entorno da Ibituruna. O ponto de encontro para os voluntários será no deck Viva Valadares, às 7h30. Além das mudas, os pilotos espalharão sementes de espécies nativas para fortalecer o ecossistema local.
A ação é realizada em parceria com a Associação de Voo Livre Ibituruna (AVLI), a 776 Produções, o Projeto de Turismo Regenerativo do Sítio Eco Cult Caminho das Nuvens, o Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Para Betina Tassis, proprietária do Caminho das Nuvens, a iniciativa trará impactos positivos para a paisagem e para a biodiversidade da região. “É uma ação sustentável que vai alterar positivamente a beleza cênica na frente da Ibituruna e todo o ecossistema local, criando um corredor ecológico de Mata Atlântica com ipês, vinháticos, cajás, e umbaúbas”, destacou. Ela também ressaltou que o reflorestamento ajudará na reposição de carbono.
Já o presidente da Águas de Valadares, Erich Wyatt, enfatizou a conexão da ação com o trabalho da concessionária. “O plantio tem o objetivo de regenerar, que é o que a Águas de Valadares fará a partir do tratamento de esgoto. Um dos pilares do nosso trabalho é ajudar no renascimento do rio Doce, à medida que a cidade deixará de lançar esgoto sem tratamento no rio”, afirmou Erich.







