CORONEL FABRICIANO – Na manhã desta terça-feira (3), a Polícia Federal deu início à 2ª fase da Operação Falcões de Aço, com o objetivo de combater o tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro na região. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão em residências de agentes públicos e três mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização criminosa.
As investigações identificaram traficantes, principalmente da região de Coronel Fabriciano, que utilizavam insumos adulterantes, como cafeína, para ampliar a quantidade de entorpecentes no tráfico. Esses insumos eram fornecidos por empresários do ramo farmacêutico, que aproveitavam o acesso facilitado devido à atividade comercial.
Os insumos farmacêuticos desviados eram frequentemente misturados ao cloridrato de cocaína, aumentando o volume da droga antes da distribuição. A prática envolve uma complexa rede de transações financeiras, com traficantes locais e “laranjas”, conectados a destinatários em regiões fronteiriças conhecidas pelo intenso tráfico.
Sobre a operação
A 1ª fase da Operação Falcões de Aço, que aconteceu em setembro deste ano, resultou no cumprimento de 42 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão preventiva. Os materiais recolhidos na época foram cruciais para identificar novos envolvidos no esquema criminoso, desencadeando a 2ª fase.