Um total de 336 imigrantes foram parados por agentes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, sigla em inglês) enquanto caminhavam em uma caravana ao longo da fronteira dos Estados Unidos com o México, na região do Texas. Este foi um dos maiores grupos encontrados na área.
As detenções ocorreram na terça-feira, dia 27, perto da cidade fronteiriça de La Grulla, e forneceram tratamento médico a muitos dos imigrantes que estavam sofrendo de desidratação e exaustão, de acordo com Brian Hastings, agente-chefe no setor do Vale do Rio Grande. Alguns dos imigrantes foram hospitalizados para tratamento adicional.
A apreensão ocorre dois dias depois de o setor anunciar que interceptou mais de 20 mil pessoas que cruzaram a fronteira na semana passada. “A viagem é perigosa e os contrabandistas não se importam com a vida humana”, escreveu Hastings em sua conta no Tweeter.
“Os agentes no setor do Vale do Rio Grande continuam a encontrar um número significativo de imigrantes indocumentados cruzando a fronteira. Vamos continuar expulsando indivíduos sob as autoridades dadas pelo Título 42 como parte dos esforços de mitigação do novo coronavírus”, disse um porta-voz do CBO em um comunicado. “Durante esses tempos desafiadores, nossos parceiros federais, estaduais e locais são indispensáveis ,à medida que trabalhamos para proteger nossas fronteiras”, continuou.
Mais de um milhão de imigrantes foram detidos entre 1º de outubro de 2020 e 30 de janeiro de 2021. (Com Brazilian Times)