GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Valadares, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está realizando o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. As visitas aos imóveis começaram nesta segunda-feira (13) e seguem até sexta-feira (17).
O LIRAa tem como objetivo identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Os dados coletados auxiliarão na definição de ações estratégicas para o combate ao mosquito.
Ao todo, os agentes de endemias visitarão 5.843 imóveis. Durante as visitas, os agentes verificarão a presença de água parada em locais como caixas d’água, ralos e vasos de plantas.
De acordo com a Prefeitura, a previsão é que os resultados do LIRAa se tornem público no dia 22 de maio. E, a partir dos dados coletados, a Prefeitura poderá intensificar as ações de combate ao mosquito em conjunto com a população.
Situação atual
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde Valadares, até o momento, houve o registro de 17.083 casos prováveis, sendo 8.504 de dengue, 8.555 de chikungunya e 24 de zika. Conforme o Painel de Monitoramento de Arboviroses em Minas Gerais, em Governador Valadares, três mortes foram confirmadas por chikungunya e uma segue em investigação.
Dessa forma, a Prefeitura orienta a população para reforçar as ações de prevenção das arboviroses. Ou seja, é fundamental eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, como água parada em recipientes.
Dicas de prevenção: colocar areia nos pratos dos vasos de plantas; verificar calhas; tampar caixas d’água e reservatórios; colocar tela ou água fervente nos ralos; conferir e retirar a água que fica parada atrás da geladeira e no ar condicionado; lavar com escova e sabão o vasilhame do seu animal de estimação; não deixar lixo jogado e destampado pelo quintal.