Pandemia e “não feriado” no comércio de Valadares são os principais motivos da baixa procura neste ano
O Carnaval é considerado a maior festa do Brasil, e sempre conta com a vinda de milhares de turistas estrangeiros, além dos próprios brasileiros, que saem de suas cidades e vão para os grandes centros festejar. Mas em 2021 a situação é diferente. Com a pandemia, a maioria das programações que reuniriam multidões foi cancelada. Em Governador Valadares, empresas que trabalham com excursões e agências de turismo relatam dificuldade de fechar pacotes de viagens, não só pela pandemia, mas também porque a data festiva não será considerada feriado para o comércio varejista e atacadista de bens e serviços no município, de acordo com comunicado do Sindicomércio-GV.
Um dos destinos mais procurados pelos valadarenses no período de Carnaval é Porto Seguro. Luiz Carlos de Souza, conhecido popularmente como sargento Luizinho, há 16 anos promove excursões, e confirma essa tendência de as pessoas escolherem a cidade do litoral sul da Bahia, mas revela que para o Carnaval deste ano teve dificuldade de fechar os pacotes de viagem.
“Em 2019 levamos sete ônibus e no ano passado fomos com quatro, enquanto neste ano estaremos indo com três. O que atrapalhou muito foi a questão da não liberação da data certa do Carnaval de 2021, que seria do dia 13 ao dia 16. Muita gente não foi liberada do serviço e terá que trabalhar nesse período, além dos eventos que foram cancelados nas principais cidades. Em Porto Seguro, por exemplo, não vai ter nenhum evento ou show. Isso desmotiva quem tinha vontade de ir pra lá, mas a nossa excursão tem uma equipe que faz o próprio evento e de alguma forma anima o pessoal para essas viagens”, disse Luizinho.
Sócio-proprietário de uma agência de turismo em Valadares, Jader Pinheiro explica que, se for comparar com o mesmo período do ano passado, a diferença de procura por pacotes para o Carnaval é grande. De acordo com ele, o setor de turismo está sofrendo muito com o impacto da pandemia, além da informação de que neste ano não terá feriado de Carnaval em Valadares.
“Ano passado disponibilizamos 368 vagas para o Carnaval, mas neste ano foram 184 vagas e ainda tivemos muitos cancelamentos, após a notícia de que não seria feriado. Muitas pessoas se programaram com antecedência, mas a notícia pegou muitos de surpresa, e tiveram de cancelar ou remarcar sua viagem de descanso”, contou Jader.
De acordo com Jader Pinheiro, ainda existe procura por pacotes de viagem, mesmo com o cenário atual de pandemia. “As pessoas estão buscando os destinos de contato com a natureza, longe dos grandes centros urbanos, onde encontram as belezas naturais e ar puro, sem aglomerações. A procura maior em nossa agência tem sido pelos destinos de ecoturismo. O que mais tivemos vendas foram os pacotes com destino à Chapada Diamantina, na Bahia”, destaca.
Rebeca Mendes é sócia-proprietária de uma agência de turismo em Valadares e trabalha no ramo há 10 anos. Ela ressalta que neste ano a procura por pacotes de viagens foi muito afetada pela pandemia.
“Tem a questão de medo por causa do vírus e a questão econômica, por falta de dinheiro, além de compensações de jornada de trabalho, férias adiadas e uma série de consequências que vieram junto, como efeito da pandemia. A procura menor deste ano em relação ao ano passado é devido à pandemia mesmo, mas, após o anúncio de que não seria feriado, a procura caiu mais de 90%. Ainda assim, os pacotes que mais saíram para este Carnaval foram para as praias do litoral sul da Bahia, Maceió, Natal e Porto de Galinhas”, revelou.
Jardel Gonçalves é sócio-proprietário de uma empresa que promove excursões. Para o Carnaval de 2021, o destino será mais uma vez Porto Seguro, mas com apenas um ônibus, em um pacote que inclui passagem de ida e volta, hospedagem em pousada, café da manhã, jantar e dois passeios.
“A gente ficou sem trabalhar quase um ano, voltou em outubro do ano passado, fazendo algumas viagens, mas sempre seguindo as normas de segurança, como aferição de temperatura, uso da máscara obrigatório e álcool em gel disponibilizado para todos os viajantes. A procura, infelizmente, caiu neste carnaval. No ano passado viajamos com três ônibus para Porto Seguro, e desta vez só vamos com um, e ainda tem vagas para fechar. Acredito que essa queda é porque em Valadares não será considerado feriado para o comércio”, disse Jardel.