SANTA MARIA DO SUAÇUÍ – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou uma campanha de conscientização da população de Santa Maria do Suaçuí contra a pedofilia. A ação, que visa combater a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, aconteceu por meio da Promotoria de Justiça da cidade entre os dias 21 de setembro a 21 de outubro.
A princípio, a Promotoria de Justiça de Santa Maria do Suaçuí instaurou 19 procedimentos investigativos em decorrência da campanha “Fala comigo! Todos contra a pedofilia”. Desses procedimentos, dez já foram finalizados. O restante ainda está em andamento.
Além disso, as autoridades cumpriram dois mandados de busca e apreensão, e, posteriormente, realizaram duas prisões preventivas. A Promotoria requereu o depoimento especial de 28 crianças e adolescentes e ouviu nove adolescentes judicialmente. Também foram instaurados dez procedimentos extrajudiciais para proteger e acompanhar as vítimas.
Canal de denúncias
Com o objetivo de garantir a segurança dos denunciantes e o recebimento de informações suficientes para embasar as investigações, a Promotoria criou um canal de denúncias para preservar a identidade dos informantes.
Em cada caso, a equipe de trabalho traçou uma estratégia de atuação para preservar e guardar a intimidade das vítimas. Ademais, a Promotoria realizou um acompanhamento dos núcleos familiares dos adolescentes pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).