[the_ad id="288653"]

Academias End Fit e Smart Fit firmam acordo para regularizar serviço após denúncias de consumidores

FOTO: Freepik

CARATINGA – Em um acordo firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as academias End Fit e Smart Fit de Caratinga irão adotar medidas em prol dos consumidores. O ajuste ocorreu após a 1ª Promotoria de Justiça de Caratinga receber denúncias sobre práticas abusivas das academias.

Segundo relatos dos consumidores, a End Fit interrompeu as suas atividades sem aviso prévio e manteve a cobrança das mensalidades, alegando que os mesmos poderiam usar as instalações da Smart Fit, assim que ela fosse reaberta. Os clientes também enfrentaram dificuldades para cancelarem seus contratos, sob a pena de multa por rescisão de contrato.

Diante das infrações, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado exige que as academias cessem imediatamente tais práticas. “Elas comprometem-se a notificar todos os afetados em até 30 dias, oferecendo a opção de reembolso dos valores pagos durante a paralisação”. Também há a opção de conversão do tempo não usufruído em créditos para uso futuro nas instalações. Para aqueles que optarem pelo reembolso, o estorno deverá acontecer em até 10 dias úteis.

Outra medida importante é a obrigatoriedade de disponibilizar canais eficientes de atendimento ao consumidor. Além disso, as empresas não podem mais impor multas após o cancelamento imediato de contrato. Dessa forma, o descumprimento das condições estabelecidas no TAC sujeitará as academias a multa de R$ 5 mil por infração.

No acordo celebrado com o MPMG, “as empresas reconhecem as infrações administrativas cometidas e se comprometem a cessá-las imediatamente”.

Comments 33

  1. Estou passando por conflitos com smart fiz pagamento de uma parcela via pix o pagamento foi realizado pq dessa for pq teve feriado so o link era de parcela já tinha cido pago fui várias vezes na academia mandei email nada simplesmente o gerente Silva Miguel da smart Bonfiglioli nem falou comigo fez pouco caso meu filho ficou bloqueado eles mandaram duas mensalidades onde a de janeiro já tinha cido pago eu paguei pq estou cansada pq sou mulher negra mãe solteira meu filho e um adolescente a gente passamos por assédio n quero dinheiro de volta pq eles disse n retorna mais pelo tivesse o respeito

    • David says:

      É comum os “gerentes” não darem a mínima importância aos clientes. Aqui em Salvador -BA é igual. Tive dificuldade pra cancelar, ainda renovaram automaticamente a matrícula, sem aviso prévio, mesmo eu tendi feito apenas 2 ou 3 meses e parado por causa de um problema grave no quadril.

      • Joao says:

        Trabalhei como professor de uma unidade smart em Minas Gerais e a política da empresa é essa msm. Cagam p clientes, os gerentes fazem de tudo para que n chegue problemas pra ele e quabdo chega delega p alguém resolver ou simplesmente ignoram msm

      • Rafael silva says:

        Eu sou personal Trainer externo, pago um plano de mensalidade no valor de 255 reais, e no regulamento do contrato deles diz que nos personais não podemos ficar dentro da academia bem na recepção, então isso quer dizer que devemos esperar nosso aluno (cliente particular) do lado de fora no sol de rachar, mesmo pagando o olho da cara, fora que pra nós podemos cancelar temos que pagar mais 255 pra poder cancelar nosso plano, por que de acordo com a gerência a gente usa pra pagar depois e não paga pra usar, e eu discordo muito disso pela logística de cobrança da parte administrativa, até porque quando bate o prazo de 30 dias a catraca bloqueia e não libera o acesso, int basicamente a gente paga pra usar e não usa pra pagar.

    • Aline Corlet says:

      A Smart fit não respeita o cliente nem as leis, isso é fato. Minha enteada teve mensalidades debitadas mesmo após cancelamento, isso no Rio. Eu moro em João Pessoa e esse mês além das mensalidades tive mais 2 débitos q desconheço mas estão em nome da Smart fit. Não existe canal de comunicação, não existe um telefone pra contato. Estou em viagem e só retorno a minha cidade mês que vem, pra 2 coisas, pedir o ressarcimento e cancelar minha matrícula!

    • Juliano says:

      Que mimimi de mulher megra solteira. Faca sua denuncia na polico e ministerio publico ou entre com uma acao contra a academia. Até parece q estao fazendo isso só com vc. Pelamor hein?

      • Rafael says:

        Cala a sua boca, pilantra! Respeite a mulher negra, imbecil! Mimimi é a minha mão na sua cara, arrombado!

      • Fernanda Ramos says:

        Esse seu comentário foi bem desnecessário. A Smart tem uma política difícil de ressarcimento. Porém cada caso é um caso. E não vem com essa de mimimi pq temos milhões de provas todos os dias de que o Brasil é um país racista SIM!!!
        Saia dessa sua bolha!

  2. Bruno says:

    Realmente não sou a favor de multa de contrato de academia, onde malho também . Infelizmente tem isso que acho errado. Nós obrigando a manter um contrato de 1 ano. Se romper paga multa

    • Leia says:

      Tem a multa porque é um plano que vc paga com desconto todo mês por ser anual.
      É só fazer mensal que vc não paga multa e não tem desconto também.
      Depende do que vc quer.

      • Kadoo says:

        Isso é mentira não tenho desconto pago todo mês plano mensal é teve fidelidade Tb, multa e tenho que ficar com eles um ano senão é multa.

  3. Carmen Rodrigues says:

    Academia de vila Valqueire smart fit rua Luiz Beltrão o pagamento tem que ser feito para o ano todo no Cartão de crédito ou débito é obrigatório deixar pago ano todo e se por acaso a pessoa não pode ir acontece um imprevisto é debitado no cartão crédito mensalmente isso procede

    • R R says:

      Tudo icosticionticioanal…prestao de serviço..quando o serviço e interompido..sessa também a cobrança..sendo ela pro rata ..
      .RESUMINDO..esse contrato so valeria se a pessoa não fosse ..bloqueado o acesso ..se for ..tambem inviabiliza o contrato ..ok?

    • R R says:

      Não se pode cobrar mesmo em fidelidade ..se a,fidelidade e uni lateral .. Se uma,parte não. Paga e a outra bloqueia ..entao cessa a fidelidade

  4. Lúcia says:

    Acho um absurdo vc ter que fazer o pacote pra um ano …Um ano é muito tempo, tudo pode acontecer nesse período o certo seria pagar no boleto por mês ..ou contrato trimestral.

    • Jp says:

      Você não “tem” que fazer.. faz por vontade própria, pode pagar o valor normal de forma mensal.. agora brasileiro sempre quer dar uma de espertinho… fecha contrato anual e depois fica de choradeira.

  5. Aconteceu o mesmo comigo, eu aderi um plano na SmartFit Mucuripe daqui de Fortaleza, depois que eu já tinha feito o pagamento da primeira mensalidade que fiquei sabendo do contrato de fidelidade por 1 ano, sacanagem um negócio desses. Se eu não puder ir ou viajar, é descontado da mesma forma, e se eu não quiser mais treinar na academia ainda tenho que pagar multa por quebra de contrato, um absurdo isso. ….

  6. Fabiana says:

    Eita que acho que e em TDS smart fit.pq fiz minha matrícula em janeiro sendo que eu pagaria somente 9.90 em fevereiro e o valor de 139.90 em março até aí tudo bem..mais quando fui ver esse mês ne cobraram 2 me es em fevereiro

    • BRIGIDA MONICA DA SILVA says:

      Paguei matrícula/adesão e a 1° em janeiro, e já estou sendo cobrada 139,90 da mensalidade tbm.

  7. Ines Aparecida Ferreira da Silva says:

    Caraca essa smart fit depois de mandar e-mails e falar via WhatsApp, que não queria mais , cobram 100.reais da conta do.meu esposo , a mesma nunca me viu em suas dependências.

  8. Ana Paula says:

    Estou na academia smart fit de Guarujá mas,estou com problemas de saúde não posso mas fazer exercícios,comuniquei ao responsável, mas fui informada que se eu sair terei que pagar uma enorme multa conclusão não estou indo,mas estou pagando todo mês no cartão de crédito, não sei o que fazer, alguém pode me orientar por favor

  9. Laudiceia says:

    Fora que cobram um absurdo e não oferecem infraestrutura. Estamos enfrentando desde de Dezembro ao super aquecimento. Academias sem ar condicionado, aparelhos quebrados e outros sem manutenção, goteiras. Reclamamos para o gerente, o mesmo não faz nada, emails não são respondidos, não tem telefone oara contanto. Procom não responde reclamações… E com isso estamos adoecendo por não ter ventilação adequada dentro da academia.

  10. Leandro says:

    Todas as academias são assim , fazem contrato fidelidade, treinava na engenharia do corpo, estou mais de 3 meses sem ir ,por motivos de saúde e financeiro ,já pedi o cancelamento até hoje não cancelaram, só vem as cobrança e agora me mandaram um e-mail pra renovar meu contrato.

  11. Davi Reis says:

    Eu fui lesionado no tendão do cotovelo e por este motivo tive que cancelar meu plano até que eu sare porem a academia Smart fit shopping interlagos quer me cobrar dois meses a mais e multa,alem de eu não pagar vou aciona-los na justiça.

  12. Aline Corlet says:

    A Smart fit não respeita o cliente nem as leis, isso é fato. Minha enteada teve mensalidades debitadas mesmo após cancelamento, isso no Rio. Eu moro em João Pessoa e esse mês além das mensalidades tive mais 2 débitos q desconheço mas estão em nome da Smart fit. Não existe canal de comunicação, não existe um telefone pra contato. Estou em viagem e só retorno a minha cidade mês que vem, pra 2 coisas, pedir o ressarcimento e cancelar minha matrícula!

  13. Veronica santos says:

    O povo para reclamar, as normas da acadêmica são informadas no momento do contrato. Não concorda? Não entre. Simples assim.

    • Samira says:

      Concordo. Fiz um plano anual e li o regulamento. Está tudo escrito lá! O povo assina e contrata planos sem ler!

  14. Bruno says:

    Trabalho em uma Smart e posso dizer que foram atendidos de má fé, sempre informamos aqui que existem planos com fidelidade com multas em cancelamentos e planos sem, além do sistema de cobrança ser como serviço tendo que cancelar para parar as cobranças, assim como a Netflix e Disney da vida.

  15. Patricia Cristina says:

    Quero parar de malhar na Smart fit
    Como faço para não pagar multa desse contrato abusivo?

  16. Luiza says:

    Acho uma falta de respeito da empresa com os consumidores terem interrompido o serviço, porém com o pessoal pagando!

  17. ADRIANO LIMA CARVALHO says:

    Vocês todos podem solicitar o bloqueio de pagamento na operadora do cartão de crédito.

  18. Ana Elizabeth says:

    Estou tendo o mesmo problema com smart do shopping Salvador levei o relatório médico dizendo que tenho que ficar afastado por 6 meses da academia atende que só poderia colocar 3 meses isso foi dia 25 de janeiro e ainda assim me cobraram um cancelamento a opção que tive foi bloquear o cartão até conseguir resolver essa situação

  19. Sandro Peres Zanetti says:

    Aqui em Brasilia- DF, pedi para ser transferido de uma unidade Smart Fit para outra Smart Fit, me mantendo no Plano Smart. Eles aproveitaram para subir a minha mensalidade, mesmo sem mudar do Plano Smart, que eu já possuia desde 2020.
    Reclamei com o gerente. Nada fizeram. Total falta de consideração com o cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM