Nesta quinta-feira (12), o Festival Nacional de Teatro (Fenta), que está na sua 15ª edição em Governador Valadares, divulgou quatro oficinas que serão realizadas durante o evento. Os workshops acontecerão nos dias 19 e 20 de janeiro e já estão com as vagas abertas.
De acordo com um dos organizadores do Fenta, o ator e produtor cultural Ademir Martins, as oficinas são uma alternativa para quem quer se encontrar nas artes. “Teremos oficinas de áreas artísticas totalmente diferentes, isso permite a experimentação. Eu já perdi as contas de quantas oficinas fiz nos festivais que já rodei e até no próprio Fenta. Fiz oficina de música, corpo, teatro e dramaturgia. Todas contribuíram para o meu crescimento e, inclusive, o certificado garante a comprovação desse conhecimento”, afirmou.
Ademir é ator há 13 anos e há cinco anos trabalha como diretor de comunicação e planejamento do Fenta. O festival é organizado pela companhia de teatro em que ele faz parte, Asas do Invento, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
Os workshops “Cultura da África no Brasil”, com Antônio Alves (Toninho), e “Oficina de ritmo-percussão”, com Fábio Tambart, acontecerão nos dias 19 e 20 de janeiro. Já “Teatro como instrumento terapêutico”, com Kevin Figueiredo, e “O tropeço e o passo: um passeio pela comicidade a partir da dança”, com Jéssica Alves, serão apenas no dia 20 (sexta-feira).
Todas as oficinas serão na parte da manhã e, diferentemente do Fenta, que é gratuito, os workshops têm um valor simbólico. Além disso, no sábado (21), terá um cortejo na Praça Serra Lima, a partir das 9h, para que os alunos das oficinas possam mostrar o que aprenderam.
Mais informações pelo instagram @fenta.gv.