Pesquisadores, estudantes e demais apaixonados por plantas agora poderão descobrir como é o processo produtivo de diversas espécies. É que o Viveiro de Mudas, inaugurado pela Prefeitura no segundo semestre do ano passado, está com uma programação de visitação especial, que acontece na primeira e terceira quarta-feira de cada mês.
Poderão visitar grupos com, no mínimo, dez pessoas, e no máximo 30. As visitas durarão uma hora e 30 minutos e serão realizadas de 8h às 10h ou de 13h30 às 15h30. Além de mostrar como são produzidas as mudas, o tour tem o objetivo de expor a diversidade de plantas e sementes presentes na flora do município.
O Departamento de Limpeza Urbana (DLU) da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, responsável pelos cuidados com o espaço, reforça que a intenção é sensibilizar sobre a importância da vegetação para a nossa cidade e para a qualidade de vida das pessoas. A visita é feita exclusivamente por meio de agendamento e é aberta às universidades, escolas, grupos de pesquisa ou administração pública. Os interessados devem encaminhar um e-mail para smosu.dlu@valadares.mg.gov.br e acompanhar o agendamento.
No e-mail deverão constar as seguintes informações: nome da entidade organizadora da visita, nome do grupo visitante, nome e telefone do responsável pela organização e realização da visita, número de participantes e nome completo de cada um, objetivo técnico da visita (alguma abordagem específica), e grau médio de formação ou especialização dos visitantes.
O Viveiro de Mudas fica na Avenida Rio Doce, 239, bairro Jardim Alice. O espaço conta com 26 mil plantas nativas e nobres da fauna brasileira e fica localizado em área de proteção permanente (APP), às margens do rio Doce.