Se você imagina que arte e pecuária não se misturam, está totalmente enganado. Desde 2011, faz parte do calendário oficial da Exposição Agropecuária de Governador Valadares o Salão Agroarte. Neste ano, o evento entrou na sua nona edição e surpreendeu quem passou pela tenda 86, com obras de arte para todos os gostos. Os trabalhos começaram a ser expostos ao público no dia 5 de julho. Além de divulgarem seus trabalhos, os artistas plásticos também concorreram a premiação em dinheiro.
De acordo com a presidente da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce (AAPVRD), Aurora Pena, o 9º Salão Agroarte foi um sucesso. O público que passou pelo local ficou encantado com as obras arte. “O objetivo da Agroarte é promover e apoiar os artistas plásticos do Vale do Rio Doce, dar visibilidade às suas obras e desenvolver o gosto pela arte, demonstrando que ela pode acontecer em diversos espaços e abordar temas também diversos, e essa nona Agroarte surpreendeu quem passou pelo Salão”, ressalta a presidente.
Ao todo, doze artistas participaram da mostra e do concurso, mas somente três obras foram escolhidas. Os ganhadores levaram R$ 3.200, divididos entre eles. Segundo a “mãe” dos artistas plásticos de Valadares, Clores Lage, neste ano o Salão Agroarte superou as expectativas, principalmente no número de presentes. “Nosso Salão estava bem localizado este ano, perto de várias empresas de nome na cidade, então, deu mais visibilidade às obras de arte dos nossos artistas, e isso é bom. Na verdade, foram três obras escolhidas, mas todos os participantes saíram vencedores, pois tiveram seus trabalhos apreciados por pessoas do país inteiro. Foi realmente uma mostra de relacionamento.”
O vencedor do concurso, Carlos César de Oliveira, ressaltou que é muito gratificante participar de eventos como o Salão Agroarte, porque todos os artistas saem vencedores. “Levei alguns trabalhos que faço e tive a honra de ser vencedor com a obra ‘A dança das borboletas’. Sou natural de São João del-Rey, mas há quatro anos moro em Valadares, e fazer parte da Associação dos Artistas Plásticos da cidade é uma honra.”
Além de Carlos César de Oliveira, que levou o primeiro lugar com sua obra, também foram premiados Idalino Santiago Pego, em segundo lugar, e Luiz Carlos de Oliveira Gonzaga, em terceiro. O evento é promovido todos os anos pela Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce (AAPVRD).
por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br