Possibilidade de lockdown em Valadares será definida quarta-feira

O lockdown em Governador Valadares não é descartado pela administração municipal, que já se pronunciou a favor caso a medida seja necessária

Com a curva ascendente de novos casos e mortes por Covid-19 em Minas Gerais – já são 94.132 infectados e 2.004 óbitos confirmados, o governo estadual já iniciou estudos para decretar lockdown em determinadas regiões. Com o aumento no número de casos, Governador Valadares é uma das cidades que pode decretar lockdown ainda esta semana. Em entrevista ao DRD, o secretário de Governo, Marcos Sampaio, afirmou que a decisão passa pelo Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira (22).

No fim de semana dos dias 18 e 19 de julho, Valadares registrou mais nove mortes provocadas pela Covid-19. Até a publicação desta reportagem o número de mortos pela doença eram 107, já o número de casos, 3.028. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualizados, três macrorregiões de saúde estão em situação mais grave: Vale do Aço, Triângulo do Norte e Sudeste. 

Lockdown

O lockdown em Governador Valadares não é descartado pela administração municipal, que já se pronunciou a favor caso a medida seja necessária. Mas nas redes sociais, são espalhados rumores de um possível lockdown ainda nesta semana. De acordo com o secretário de Governo, Marcos Sampaio, a decisão definitiva do Estado será tomada nesta quarta-feira (22). “Existe sim uma determinação de uma desembargadora do TJMG, do dia 15 de março, que expediu uma decisão que define o lockdown em cidades mineiras que ultrapassem o índice de infestação da Covid-19. Esta decisão pegou a todos de surpresa naquele dia, e presidentes de entidades, como a Associação Comercial, entraram com um embargo com objetivo de rever a decisão. Agora no dia 22, através de um colegiado do TJMG será definido realmente se haverá ou não lockdown total em Minas Gerais. Portanto não podemos adiantar nada ainda, somente aguardar chegar quarta-feira. Se não houver o lockdown a gente vai continuar cumprindo os nossos decretos”, afirmou.

Índice de isolamento em Governador Valadares preocupa

Sampaio fez um balanço do cumprimento do decreto nos fins de semana em Valadares. Na visão do secretário, a população ainda não está fazendo a sua parte. “A Vigilância Sanitária e fiscais de postura atuaram na fiscalização do cumprimento do decreto nº 11.196, notificando, multando e interditando. Neste último fim de semana foi feita uma fiscalização em torno do Mercado Municipal, para fiscalizar as aglomerações de pessoas e vendedores ambulantes. Continuamos com os mesmos problemas de festas particulares em residências. Não adianta somente a prefeitura estar cumprindo a sua parte”, disse.

De acordo com a Prefeitura, nos dias 18 e 19 de julho o percentual diário de isolamento social não ultrapassou 50%, quando medidas mais restritivas ao comércio não essencial foram adotadas. Enquanto apenas 49% da população valadarense permaneceu em suas respectivas residências no último domingo, 19, a marca foi ainda menor no sábado, 18; somente 40% cumpriram as recomendações.

Esta foi a menor taxa registrada nos últimos seis fins de semana. Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, as regiões com menor adesão ao isolamento no último fim de semana foram: Cidade Jardim, Conquista, Elvamar, Planalto, Santa Rita, Santo Antônio do Pontal e Vila do Sol.

 “A gente notou que nestes últimos decretos a população tem entendido a obrigatoriedade do uso da máscara. Isso é muito bom. No entanto, ainda falta a população ter responsabilidade de evitar aglomerações quanto às “festinhas particulares”, pois a fiscalização não consegue estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo”, acrescentou Sampaio.

Denúncias

Para denunciar o descumprimento dos decretos municipais que estabelecem medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, a população pode entrar em contato com o Município por seus canais oficiais. O telefone da Fiscalização de Posturas é o 3271-8504. De segunda a sexta, o atendimento é das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM