Quatro dicas para manter a saúde mental durante a quarentena

Especialista em Psicologia e professor da Faculdade Pitágoras traz dicas para aproveitar o período de forma produtiva e saudável

Lidar de forma positiva com o período de quarentena, medida adotada em todo o País para conter o coronavírus (Covid-19), pode não ser fácil. No geral, encontrar atividades prazerosas e que colaborem para a manutenção da boa saúde mental são indispensáveis nesse período de mudança de rotina.

Pensando em disseminar boas iniciativas para manter a população saudável, o psicólogo/psicanalista Lucas Nápoli, doutor em Psicologia e professor da Faculdade Pitágoras Governador Valadares, traz alguns insights de como fazer do momento uma oportunidade para cuidar do bem-estar.

Dica 1: Dar “um tempo” para a mente e se conectar com as pessoas que gosta

“Para nos mantermos saudáveis mentalmente é fundamental estarmos conectados às pessoas que gostamos, ainda mais nesse período, por conta do estresse, bombardeio de notícias e o próprio isolamento”, enfatiza Lucas Nápoli. “Além de nos manter informados sobre a situação atual e tomar os cuidados necessários para nos protegermos do coronavírus, também é importante dar um tempo para a mente, ler e conversar sobre outros assuntos. A manutenção de um foco constante no problema pelo qual todos estão passando contribui para o aumento dos níveis de ansiedade. Por isso, é importante não ficar o tempo todo conferindo as notícias, mas reservar apenas um momento do dia para fazer isso”, complementa.

Dica 2: Buscar atividades prazerosas, como praticar exercícios físicos e assistir filmes e séries

Mesmo dentro de casa, movimentar o corpo é possível. “Buscar aplicativos de exercícios físicos para nos manter ativos é uma ótima opção para usar a tecnologia a nosso favor e conseguir se exercitar dentro de casa. Os benefícios da atividade física para a saúde mental já são comprovados por centenas de estudos.”, afirma. “Além disso, assistir filmes e séries são boas opções para manter a mente sã. O importante é procurar atividades prazerosas, ocupando o tempo com coisas das quais gostamos”, aconselha Lucas. 

Dica 3: Manter uma alimentação saudável e dormir bem

Manter uma alimentação saudável e balanceada ajuda fortalecer a imunidade e ampliar as chances de defesa do organismo, contribuindo de forma geral para o bom funcionamento do corpo e da mente. Dormir bem também faz toda a diferença, contribuindo para a diminuição dos níveis de estresse e ajudando a manter o bem-estar e o bom humor, tão importantes nesse período. O fato de estarmos em casa durante a maior parte do tempo contribui para que fiquemos mais propensos a comer em excesso e a consumir bebidas alcoólicas em maior quantidade. É preciso ficar muito atento para que não se perca o controle em relação a isso.

Dica 4: Investir em cursos on-line para desenvolver habilidades e competências valorizadas pelo mercado de trabalho

Cursos on-line são opções produtivas para esse período, pois abrem portas para novos conhecimentos e contribuem para turbinar o currículo. O especialista esclarece que o modelo EAD é uma forma segura de estudar, oferece autonomia de estudo e permite que o próprio aluno administre melhor o seu tempo, conciliando trabalho e outras atividades ao longo do dia. “Ao mesmo tempo, essa modalidade de estudos favorece o desenvolvimento de habilidades muito valorizadas no ambiente profissional, como autonomia, senso de responsabilidade, organização, capacidade de planejamento e proatividade”, ressalta.

“Os cursos a distância também podem proporcionar uma experiência interativa positiva, com a possibilidade de criação de grupos de estudo e discussões por aplicativos de mensagens, fazendo toda a diferença para manter a mente ativa e fomentar o contato entre as pessoas”, complementa o professor. Por outro lado, é importante considerar que essa utilização produtiva da maior quantidade de tempo livre que muitas pessoas passaram a ter neste momento não deve se converter numa cobrança excessiva por produtividade. O fato de estarmos atravessando uma grave situação de saúde pública impacta em nossa disposição e motivação para o trabalho. Por isso, o investimento em cursos e outras atividades deve ser feito de forma leve, sem autocobranças excessivas.

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como