Atividades religiosas retornam hoje em Valadares

Após a publicação do Decreto Municipal nº 11.143/20, com medidas que flexibilizam os setores do comércio e da prestação de serviços em Governador Valadares, as atividades religiosas no âmbito municipal também estão liberadas para acontecer a partir desta segunda feira (20), com as medidas restritivas.

O comunicado de algumas instituições religiosas dividiu opiniões nas redes sociais, entre pessoas que concordam ou não com o retorno das missas e cultos.

Na Diocese de Governador Valadares, o bispo Dom Félix comunicou que as atividades religiosas voltarão a acontecer, tanto na matriz como nas comunidades, desde que sejam observadas algumas determinações de segurança.

Regras gerais

De acordo com comunicado da Diocese, o comparecimento de idosos e pessoas com doença crônica (diabetes, cardiopatia, entre outras) ou que apresentem sintomas gripais está vedado nas igrejas.

Nas celebrações da Eucaristia (Missa) e da Palavra estão proibidos ainda o abraço da paz, o Pai-Nosso de mãos dadas e a Comunhão Eucarística na boca. Outra recomendação é para que se retire os recipientes com água benta do alcance dos fiéis.

Os padres estão autorizados a atender os fiéis em confissão e direção espiritual, desde que o atendimento seja agendado com antecedência, para evitar aglomeração de pessoas.

Estão permitidas as reuniões pastorais, apenas em nível paroquial, para evitar a locomoção de pessoas de um lugar para outro, oferecendo maior risco de contágio.

Estão cancelados os encontros de formação e de espiritualidade, com grande aglomeração de pessoas, em todos os níveis (paroquial, setorial, diocesano), que estavam agendados pelas paróquias, pastorais e movimentos, até o próximo dia 31 de julho.

O pároco da Catedral de Santo Antônio, padre Luiz Márcio, comentou como vai enfrentar a fase de adaptações a partir de agora: “Vamos ver como será nos próximos dias e semanas. Hoje já tivemos a primeira missa do dia, com pouca quantidade de pessoas. Os bancos da igreja foram adaptados para apenas três pessoas se sentarem. Também será disponibilizado álcool em gel 70% nas portas da igreja e atendimento de confissão por agendamento. Nesse momento, somente as missas estão liberadas para acontecer. Quaisquer outras atividades que ocorram durante a semana, em que são comuns as aglomerações, estão proibidas”, explicou.

O padre Luiz Márcio ressalta que, apesar do retorno gradual das missas e atendimentos na paróquia, o mais importante é continuar protegendo as pessoas do grupo de risco do Covid 19.

“Não se deve proibir a entrada de uma pessoa idosa na igreja. Não há proibição, mas sim proteção, por pertencerem ao chamado grupo de risco. Iremos continuar alimentando a nossa fé presencialmente ou pelos canais de comunicação. Precisamos estar fortalecidos, cuidar dos nossos e não desesperar, porque essa crise vai passar”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM