Univale esclarece dúvidas sobre funcionamento remoto e aulas on-line

Em comunicado oficial, a Universidade Vale do Rio Doce esclareceu algumas dúvidas sobre como estará o funcionamento da instituição neste período de isolamento social.

“Estamos passando por um momento de grande instabilidade em todas as áreas sociais. E a Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale, Eteit e Univale TV, compreende a situação mundial, e atendendo aos decretos municipais, suspendeu as atividades presenciais por tempo indeterminado.”

Foi com esta fala que o presidente da FPF, Rômulo Coelho, abriu o vídeo encaminhado aos alunos, no intuito de explicar as decisões tomadas.

Desde a paralisação preventiva das atividades, no dia 17 de março, a instituição tem procurado fornecer o máximo de informação aos alunos e a toda a comunidade.

Pensando nisso, a universidade preparou uma série com as perguntas mais recebidas nas mídias da Univale, e trouxe as respostas de Rômulo Coelho, que além de presidente da FPF também é médico, e da reitora da Univale, Lissandra Lopes Coelho Rocha. Confira:

As atividades administrativas da Univale estão funcionando?

“Sim, mas remotamente. Os setores estão trabalhando em home office e atendendo em sistema de plantão. Todos os nossos profissionais, tanto o corpo docente quanto administrativo, exceto aqueles que compõem o grupo de risco, estão trabalhando arduamente para que, em nada, os alunos fiquem prejudicados”.

Como estão acontecendo as aulas?

“Estamos usando de todas as ferramentas, plataformas e estratégias de comunicação digitais disponíveis, para que as aulas continuem acontecendo, mesmo que on-line, e para que o conhecimento chegue até o nosso aluno, uma solução temporária, autorizada pelo Ministério da Educação. Os próprios professores e coordenadores estão produzindo conteúdos, enviando atividades e realizando aulas ao vivo em todos os cursos.”

Por que as atividades foram paralisadas?

“Essa é uma orientação do Ministério da Saúde, com o objetivo de achatamento da curva de contaminação pela Covid-19. O que significa isso? Se todas as pessoas circularem e se contaminarem pelo vírus da Covid-19, elas se tornam contaminantes, e contaminam outras pessoas, e nós fazemos uma curva exponencial, em que todos se contaminam ao mesmo tempo, o que supera a capacidade do nosso serviço público de saúde e do nosso serviço de saúde no geral, em atender todos os casos mais graves. Então qual é o objetivo? Achatar essa curva de forma que, ainda que as pessoas continuem se infectando, isso não comprometa o atendimento aos casos graves. E assim, controla-se a pandemia.”

Qual é a previsão de volta?

“Essas três semanas de afastamento social são fundamentais para o achatamento dessa curva, e por isso há essa paralisação das aulas presenciais e substituição temporária, e em caráter excepcional, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, especialmente as Portarias do MEC 343 e 345, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19. Com esse achatamento da curva, nós temos uma expectativa muito grande de que em duas ou três semanas as coisas comecem a voltar ao normal. A pandemia segue com a contaminação e um limite seguro, e as coisas começam a voltar à sua normalidade. Quando eu digo que nossa expectativa é de voltarmos em duas, três semanas, isso implica em voltarmos em total segurança. Só voltaremos se for seguro para os nossos alunos e professores. Caso não seja seguro, pensaremos em outra alternativa. Dessa forma, reafirmamos que nossos alunos não terão nenhum prejuízo, e o conhecimento chegará a todos de forma igualitária. Os coordenadores e professores estão alinhados para darmos prosseguimento às atividades após a melhoria da pandemia. E as aulas práticas e laboratoriais, bem como os estágios acontecerão sem nenhum prejuízo aos conteúdos que serão ofertados”.

Os alunos devem continuar pagando as mensalidades, mesmo sem aulas presenciais?

“Quanto às mensalidades, no contrato atual assinado por cada um dos nossos alunos, consta o valor semestral, dividido para pagamento mensal. Como as atividades continuam sendo oferecidas, ministradas utilizando de meios e tecnologias de informação e comunicação, a instituição continua cumprindo com suas obrigações, especificadas no contrato, uma vez que assim que a situação se estabilizar no país, o aluno também terá suas aulas práticas, laboratoriais e estágios ministrados, sem qualquer prejuízo na qualidade do ensino. Os alunos têm perguntado muito: se eu não estou recebendo todos os conteúdos, eu pago a mensalidade integral? Sim, porque neste momento você não está recebendo todos os conteúdos, mas vai receber todos ao longo do tempo e não terá acréscimo na mensalidade”.

Não estou conseguindo pagar a mensalidade, o que fazer?

“Também estamos sensíveis às dificuldades dos nossos alunos em relação ao pagamento da mensalidade, e por isso, estamos empenhados em auxiliar nossos alunos da melhor forma. Em breve poderemos informar algumas facilidades, práticas a fim de ajudar nosso aluno a cumprir com a sua obrigação do pagamento da mensalidade. Contamos com a compreensão de todos, certos de que, se permanecermos juntos, cumprindo as normativas indicadas pelos órgãos de saúde, muito em breve passaremos por mais esta crise, e mais uma vez sairemos ilesos, com a determinação e a garra de sempre”.

Como ficam as aulas de práticas laboratoriais?

Durante esse período remoto, a Univale avançará no conteúdo teórico das disciplinas laboratoriais e, no retorno das aulas presenciais, as atividades práticas, em laboratório, serão repostas, sem nenhum prejuízo à formação do aluno. Nos termos das Portarias do MEC nº 343 e 345, as práticas profissionais de estágios e de laboratório serão repostas.

Não tenho acesso à internet, por isso não consigo acompanhar as aulas. Qual a solução?

A Univale disponibiliza uma equipe preparada para atender as especificidades de cada aluno, caso ele não tenha acesso a um computador ou internet em casa e, por isso, tem dificuldade em acessar às disciplinas de forma remota, é só entrar em contato com o coordenador do curso, para que ele defina a melhor forma do material chegar até o estudante.

Documentação de estágio, como fazer?

Como o trabalho tem sido feito remotamente, entre em contato via e-mail: estagio@univale.br, ou pelo telefone: (33) 98449-6736, para que seja orientado.

E os trabalhos avaliativos e provas?

A avaliação remota segue o mesmo padrão do presencial: prova escrita, debate em fóruns, encontros em lives e webconferências e tarefas remotamente.

(Com informações da assessoria de comunicação da Univale)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM