Mulher de 66 anos pode ter sido contaminada por contato com a filha, que chegou de São Paulo há 10 dias e também apresentou sintomas da doença
O caso confirmado de contaminação pela Covid-19, que foi divulgado pela Prefeitura nessa terça-feira (24), às 21h12, é de uma mulher de 66 anos que não esteve em área de risco. Ela teve contato com a filha, que esteve em São Paulo há dez dias e também apresentou sintomas da doença. As informações foram divulgadas pelo secretário de Saúde de Governador Valadares, Enes Cândido, em uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (25).
De acordo com o secretário, a filha da paciente chegou a Valadares há 10 dias, já apresentando os sintomas do novo coronavírus. No dia seguinte à chegada, ela entrou em contato com os agentes de saúde por telefone e foi atendida. Ela chegou a ser internada, mas apresentou melhora dos sintomas, recebeu alta e desde então encontra-se em isolamento domiciliar.
A mãe, por ter tido contato com a filha e também ter apresentado os sintomas, foi notificada como caso suspeito, teve material de análise coletado e enviado à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, que é a instituição responsável pela análise das amostras no estado.
Tempo de espera para resultado dos testes
Questionado sobre a demora para o resultado dos testes, o secretário de Saúde informou que os critérios de prioridade são definidos pela própria Funed. “Nós encaminhamos o material coletado juntamente com um relatório completo sobre o paciente, e é a Funed quem decide qual caso deve ser analisado primeiro. No caso dessa mulher que teve a infecção confirmada, ela é idosa, já tem outros problemas de saúde, provavelmente é por isso que o resultado dela veio primeiro que o da filha, que é uma adulta jovem e saudável”, destacou.
O secretário informou ainda que a prefeitura de Governador Valadares já solicitou à Funed os reagentes usados nos testes da Covid-19, para que as análises possam ser realizadas na cidade de forma mais rápida. No entanto, ainda não obteve resposta.
Secretaria Municipal de Saúde defende continuidade do isolamento
Na noite de ontem, o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento público em que afirmou acreditar que não há a necessidade de manter as pessoas que estão saudáveis e fora do grupo de risco em isolamento domiciliar. No entanto, a Secretaria de Saúde de Governador Valadares não acredita que essa seja uma boa opção.
“O meu posicionamento, como autoridade sanitária responsável dentro desse momento que estamos passando, é manter todo mundo em casa”, afirmou o secretário Enes Cândido. De acordo com ele, é necessário, sim, pensar na economia, mas a melhor opção agora é continuar seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, que pedem o isolamento social como medida preventiva que se mostrou mais eficaz até o momento.
Comments 1