Solidariedade. Os departamentos de Odontologia e Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) anunciaram nesta segunda-feira, 23, o repasse de materiais de consumo ao Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV). A iniciativa tem como objetivo apoiar o município no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
Após contato da infectologista Júnea Ferrari, do HMGV, o departamento de Odontologia decidiu repassar 25 mil pares de luvas de procedimento, 12 mil máscaras e 10 mil toucas.
“No enfrentamento de uma pandemia, há urgência em prestar assistência em saúde para grande número de pessoas ao mesmo tempo, e as dificuldades que o sistema público de saúde enfrenta se multiplicam. Nesses casos, todo o sistema é ‘pego de surpresa’, não há material em estoque no volume em que o serviço se apresenta e os postos de venda não conseguem suprir a demanda do mercado em tempo hábil. Considerando a importância da parceria das Instituições e Serviços de Saúde, esperamos sempre que necessário estar engajados e dispostos a continuar prestando apoio mútuo em prol da saúde pública do Brasil”, destacou o chefe do departamento de Odontologia, Carlos Eduardo Pinto de Alcântara.
O departamento de Fisioterapia, por sua vez, repassou ao HMGV 4 mil pares de luvas de procedimento, 300 sacos de lixo de 100 L para descarte de material hospitalar contaminado e 227 sondas para aspiração de vias aéreas (nasotraqueal).
“A UFJF-GV e a Prefeitura de Municipal de Governador Valadares também são grandes parceiras nas atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas à comunidade valadarense. Por isso, neste momento de crise na saúde pública, a UFJF-GV não poderia se omitir em ajudar nossa cidade e a população para vencermos juntos o desafio que temos pela frente. O repasse de insumos para o Hospital Municipal de Governador Valadares foi uma iniciativa do Departamento de Fisioterapia da UFJF-GV, que acompanha atentamente os desdobramentos desta crise e se coloca à disposição do Município para auxiliar no que for necessário”, afirmou o chefe do departamento de Fisioterapia, Rafael Marins Rezende.
Desde a última quarta-feira, 18, como medida preventiva, a UFJF-GV paralisou todas as suas atividades acadêmicas. As informações são do departamento de Comunicação da UFJF-GV.