Alunos da Escola Sesi conquistaram neste domingo (8), em São Paulo, o 1º lugar geral no Festival; a Turma do Bob está classificada para a etapa internacional, que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro
Cerca de dois mil estudantes participaram, neste fim de semana, do Festival Sesi de Robótica, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O desafio de crianças e jovens, entre 9 e 18 anos, era apresentar projetos que ajudem a resolver problemas do dia a dia das cidades. Os estudantes fizeram parte de 168 equipes, que aplicaram em seus robôs os conhecimentos de disciplinas da área de exatas, como matemática, ciências e outras [disciplinas] ligadas à tecnologia.
O desafio mundial deste ano, batizado de “City Shaper”, é encontrar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores para as gerações futuras. A ideia é explorar a inteligência, expertise e criatividade dos estudantes.
A Turma do Bob de Valadares, composta pelo técnico Thulyo Menezes, acompanhado do professor Douglas Miguel e pelos alunos da Escola Sesi de Valadares: Antônio Neves, Gabriel Cruzati, Guilherme Vendramine, Lara Oliveira, Júlia Leite e Luiz Fernando, conquistou o 1º lugar geral no Festival Nacional, classificando-se para a etapa internacional.
O projeto de pesquisa da equipe apresentou, como solução inovadora, o reaproveitamento das campanas dos orelhões, transformando-os em lixeiras, cadeiras, balanços, dentre outros. Afinal, são mais de 40 mil orelhões retirados só na região de Governador Valadares, e que estão à espera de serem transformados e reaproveitados.
A gerente do Sesi/Senai, Jacqueline Iamin, ficou emocionada com o resultado. Ela ressaltou a dedicação e o comprometimento da equipe. “Estou muito feliz com a conquista do 1º lugar geral na etapa nacional. Este é o resultado de muitos dias de dedicação, sem férias, sem fins de semana, sem carnaval, focados na proposta de construir um projeto sólido, e estarem preparados para o desafio do robô. Minha gratidão à pedagoga Maria Beatriz, que incentiva os professores a trabalharem com os alunos com metodologias diferenciadas; à equipe docente, que vibra e torce com esta turma e está sempre engajada nos projetos; e a todos os empregados da Escola Sesi, que têm sonhado junto e remado na mesma direção, de oferecer uma educação de qualidade e que prepare, de fato, nossos alunos para a vida”, destacou.
A pedagoga da Escola Sesi, Maria Beatriz do Valle, pontuou que a metodologia Lego e robótica já faz parte da matriz curricular do Sesi, e que é fundamental aliar a tecnologia em favor da aprendizagem. Em Valadares, a escola tem investido na área da educação tecnológica, e as equipes de alunos estão cada vez mais envolvidas e interessadas. “A Escola Sesi de Governador Valadares foi a primeira da cidade a desenvolver programas de robótica em sala de aula. Isso faz toda a diferença na aprendizagem, já que os benefícios são, dentre muitos, o desenvolvimento do raciocínio lógico, interpretação, agilidade, oratória, participação, disciplina, compromisso, sentimento de equipe, além de diversas outras habilidades. A Turma do Bob vem desenvolvendo suas habilidades ao longo do tempo, percorrendo uma trajetória que os levou, neste domingo, à vitória nacional. Em todo o momento, a palavra de ordem era: equipe, respeito às diferenças e humildade! Parabéns, Turma do Bob, vocês são internacionais”, disse.
Graças ao excelente desempenho na etapa nacional, a equipe agora irá se preparar para a etapa internacional, que ocorrerá em junho, no Rio de Janeiro.
As informações são do Sesi Governador Valadares.