Bandeira tarifária segue verde em março; conta não terá cobrança extra

[responsivevoice_button voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Clique e ouça a notícia"]

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na sexta-feira (28) que manterá no mês de março a bandeira tarifária na cor verde, sem cobrança extra na conta do consumidor. A bandeira foi a mesma aplicada em fevereiro.

De acordo com a agência, a decisão de manter a bandeira na cor verde se deve à recuperação nos níveis dos reservatórios em virtude do volume razoável de chuvas no mês de fevereiro.

“Em fevereiro, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês. A previsão para março é de manutenção dessa condição hidrológica favorável, o que aponta para um cenário com elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN, reduzindo a necessidade de acionamento do parque termelétrico”, informou a Aneel.

Segundo a agência, o volume de chuvas refletiu-se na redução do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Sistema de bandeiras

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias tem três cores: verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2), que indicam se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração.

“Os recursos pagos pelos consumidores vão para uma conta específica e depois são repassados às distribuidoras de energia para compensar o custo extra da produção de energia em períodos de seca”, informou a Aneel.

O acréscimo cobrado na conta pelo acionamento da bandeira amarela passou de R$ 1,34 a cada 100 kWh consumidos. Já a bandeira vermelha patamar 1, o valor a mais cobrado é de R$ 4,16 a cada 100 kWh, e no patamar 2 da bandeira o valor é de R$ 6,24 por 100 kWh consumidos. A bandeira verde não tem cobrança extra. (Luciano Nascimento/Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM

Como reduzir tarefas manuais em pequenos negócios?

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Clique e ouça a notícia”] Administrar um pequeno negócio exige atenção constante a diferentes atividades ao mesmo tempo. Além de cuidar das vendas, atender clientes e

Mercado financeiro eleva previsão da Selic para 13,75% ao ano

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Clique e ouça a notícia”] BRASÍLIA – Pela segunda semana seguida, às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), o

Poupança tem entrada líquida de R$ 2,6 bilhões em maio

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Clique e ouça a notícia”] BRASÍLIA – O saldo da aplicação na caderneta de poupança subiu em maio deste ano, com registro de mais depósitos do