“Valadares tem condições de seguir o mesmo modelo de política dos Estados Unidos”, afirma Urbano Santos, pretenso candidato a prefeito de GV

Com um ambicioso projeto de catalisar o modelo de política tradicional, o empresário no ramo de móveis Urbano Santos retorna para Governador Valadares depois de 30 anos vivendo nos Estados Unidos. No momento, acompanha os bastidores da política local e quer colocar seu nome à disposição para pré-candidatura a prefeito municipal. Pouco conhecido no cenário político na cidade, o empresário aposta na experiência adquirida no exterior para a disputa eleitoral deste ano.

Na bagagem, Urbano garante estar trazendo para Valadares toda a experiência de ter sido um cidadão com dupla nacionalidade, nos EUA e Brasil, onde afirma ser visto como um líder comunitário na Flórida. Nesta reportagem, Urbano contou para o DRD o motivo de estar voltando para Valadares.

Quem é Urbano Santos?

Nasci em Itambacuri (MG) e vivi quase dez anos em Governador Valadares (1978-88). Morava no bairro Santa Helena e depois me mudei para Massachusetts. Depois de quatro anos trabalhando em limpeza de restaurantes, abri meu próprio negócio no ramo de móveis, aluguei uma sala no segundo andar de um prédio, em Framingham. Depois de algum tempo, comecei a ajudar as pessoas na minha comunidade. Nunca tinha me interessado por trabalhos políticos. Somente queria ajudar imigrantes de Valadares que tinham acabado de chegar ao país. Certo dia, o prefeito de Framingham sugeriu que eu criasse uma associação para ajudar a comunidade brasileira que vivia lá. Assim, nasceu a Brazilian American Association.

O que era feito nessa associação?

Reuniões políticas dentro das comunidades de imigrantes, conectando líderes e mobilizando massas. A maioria esmagadora nascida em Valadares. Depois, nasceu o Conselho de Cidadãos de Governador Valadares, um movimento de amigos criado para discutir ideias a respeito do município. Muita coisa foi feita.

O que despertou o seu interesse em retornar para GV?

Então, como falei que participava de associações nos Estados Unidos, isso me deu forças entre as lideranças da cidade. A experiência na mobilização na comunidade foi me aproximando da política, porque muitos brasileiros que viviam na Flórida me procuravam para buscar ajuda. Comecei a observar mais os trabalhos dos políticos no país e a interação entre eles e as comunidades. Também vi alguns nomes no Brasil se destacarem nos últimos anos. Tudo isso me motivou a buscar algo melhor para Governador Valadares. Muita gente acha a politica no Brasil muito “nojenta”. Queria mudar esse pensamento levando um pouco da minha experiência, começando pela cidade que eu amo, que é Valadares.

Você deseja mesmo disputar as eleições em Valadares neste ano?

Sim, já estou filiado ao partido “Patriotas”, que apoiou o presidente Jair Bolsonaro e o governador de Minas, Romeu Zema. Nas ruas, já coloco meu nome como pré-candidato e participando de reuniões com lideranças.

Qual o principal motivo que o levou a tomar essa decisão?

Todo brasileiro tem o direito de participar na política. Eu acredito que também posso contribuir para uma cidade melhor. Tudo que acompanhei nos Estados Unidos não será difícil de implementar aqui. Eu tenho o desejo de consolidar as “Town Meetings”, realizadas na região da Nova Inglaterra, nos EUA, nos quais cidadãos comuns são convidados para determinar as prioridades administrativas. A chapa do partido já conta com vereadores, que se comprometeram a trabalhar de forma voluntária, retornando a remuneração funcional para as benfeitorias da cidade, inclusive a própria remuneração do prefeito. Quero tornar Valadares a primeira cidade com conselho municipal de cidadãos que vão dar suporte aos vereadores e ao prefeito, onde o povo governa a cidade. Valadares tem capacidade de se tornar uma das melhores cidades do Brasil para se viver.

O que a população tem comentado sobre sua decisão?

Olha, eu fiquei até surpreso. Tem muita gente cansada da velha política. Tem um movimento muito forte na cidade e no Brasil para não reeleger candidatos. No meio político estou aos poucos ficando bem conhecido. Já recebi varias propostas. Sou uma pessoa bem tranquila e de pés no chão. Se for para não ser prefeito, não vou ficar chateado. Sei que estou fazendo minha parte, já semeei a semente. Quero apenas o melhor para a cidade e mudar a mentalidade política das pessoas.

Na sua opinião, como será o cenário politico neste ano em Valadares?

O cenário ficou polarizado nos últimos anos entre o PT e oposição ao partido. Por muito tempo, o PT dominava na cidade. Mas, devido aos últimos acontecimentos de onda de corrupção, diminuiu a força do partido em Valadares. A população está tendo uma rejeição muito grande às figuras de sempre na política. A gente percebe que Valadares é a cidade mais americana do mundo. É uma cidade que não merece ficar do jeito que está, tendo em vista uma cidade que tem mais envolvimento com o exterior. Acho que isso é pouco explorado pelos políticos aqui. Acredito que teremos novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM