A Comissão de Monitoramento de Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec) realizou, na quinta-feira (23), uma coletiva de imprensa, na sede da 8ª Risp, para esclarecer sobre a participação do bloco Trupico do Lalá, em Governador Valadares. Nos nove anos anteriores, o Trupico ocupou a orla da Ilha dos Araújos. No entanto, neste ano, os organizadores não conseguiram cadastrar a realização do evento, no prazo estabelecido pelo Comoveec. Segundo o órgão, pessoas físicas ou jurídicas, que tivessem interesse em realizar eventos de Carnaval na cidade, em 2020, tinham um prazo para cadastramento: até o dia 18 de novembro de 2019. O Trupico, porém, só se prontificou no dia 17 de dezembro. Portanto, fora do período previsto. Entretanto, os organizadores do bloco afirmam que o evento irá acontecer.
A organização e segurança dos eventos de grande porte, em Valadares, é formado pela Comissão de Monitoramento de Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec), com representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Samu, Fiscalização de Posturas, de Transporte Público, Vigilância Sanitária, Limpeza Urbana, Juizado de Menores, Fiscalização Tributária, Cemig e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL). O órgão é responsável pelo cadastramento dos blocos de rua, que desejam realizar eventos e festas em espaços públicos na cidade. Os blocos de rua cadastrados dentro do prazo são:
- CarnaBretas
- Carnapina
- Carnaperola
- Balaio da Girafa
- Bloco da Tati Meira
- Garfolia
- CarnaTurma
- Bloco do Sapo
Protocolo para realização de eventos
O presidente da Comoveec, Carlos Teixeira, que também é o secretário de Cultura de Valadares, esclareceu que o órgão nunca foi contra a realização do Trupico, em Valadares. “Todos os eventos precisam atender as determinações dos órgãos competentes, no tempo certo. No caso do Trupico do Lalá, houve um edital e eles não protocolaram a tempo. Os demais blocos conseguiram fazer o cadastro. Torcemos para que tudo dê certo e eles realizem o bloco. A Prefeitura apoia todos os eventos realizados na cidade, [porque] sabemos da importância do Trupico. Em nenhum momento nós fomos contra a realização do evento. Porém, é preciso atender e respeitar as medidas de segurança”, disse o secretário.
Organizadores precisam se apressar
De acordo com o Capitão da Polícia Militar, Rúbio Xavier, caso os organizadores do Trupico queiram ainda realizar o evento em um local privado, é necessário protocolar um pedido junto aos órgãos de segurança, para que se faça o planejamento a tempo. “Até o momento nada chegou até nós. Eles têm que nos oficiar a data do evento, o local, para que cada órgão individual possa fazer um planejamento”, ressaltou.
Segundo o representante do Corpo de Bombeiros, Capitão Magno, a liberação de eventos em locais privados de grande porte, precisa se antecipar no mínimo 10 dias, com os órgãos competentes. “Eles precisam se antecipar o quanto antes sobre a realização do evento. O local escolhido tem que receber as intervenções, conforme consta no projeto. O Corpo de Bombeiros faz uma vistoria para verificar a quantidade de extintores, brigadistas, iluminação de emergência e outros itens de segurança”, explicou.
Justiça determina realização do Trupico em via pública
Procurados pela reportagem do DRD, a diretoria do Trupico do Lalá se manifestou na tarde desta sexta-feira (24), por meio de nota, afirmando que o evento acontecerá no dia 15 de fevereiro, na Ilha dos Araújos, por determinação da Justiça.
Leia a nota completa na íntegra:
Em liminar, a 1ª Vara Cível da Comarca de Governador Valadares expediu na tarde de hoje (24/01) o documento com decisão favorável , de manter o direito do maior bloco carnavalesco da cidade ser realizado em via pública.
Permanecendo fiel à sua origem, a celebração da 10ª edição do Trupico do Lalá terá o Bairro Ilha dos Araújos como local, com realização no dia 15 de fevereiro – um sábado antes do carnaval. Mesmo tendo o conhecimento da possibilidade de transferir o evento para local privado, a nova diretoria do Trupico encarou as adversidades para satisfazer o desejo do folião, e assim foi feito!
Tendo as divulgações de atrações, abadás e demais detalhes a serem divulgados em breve, nas mídias oficiais do bloco, agora sim, devidamente registrado, a folia mais aguardada do ano vai para a RUA!