As regiões Metropolitana, Zona da Mata e Vale do Rio Doce estão em estado de alerta por causa da previsão de chuva forte que deve atingir essas localidades a partir da tarde desta quinta-feira (23) até sábado (25). O maior volume está previsto para sexta-feira (24). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Previsão de muita chuva nesta sexta (24) em BH
A formação de um ciclone na costa do oceano brasileiro já causa as primeiras alterações na atmosfera de Belo Horizonte e da região metropolitana na manhã desta quinta-feira (23).
De acordo com o Inmet, as características subtropicais deste fenômeno natural são os responsáveis pelas pancadas de chuva mais intensas em Minas Gerais, previstas para acontecer com mair intensidade nesta sexta-feira, dia 24.
A Prefeitura de Belo Horizonte decretou na quarta-feira (22) situação de emergência para áreas afetadas pela chuva, nos primeiros dias de 2020, na capital mineira. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM). Conforme a administração da capital mineira, em janeiro deste ano já choveu 525,4 mm na cidade superando a média do mês, que é de 329,1 mm.
Valadares em estado de alerta para os próximos dias
Em Governador Valadares são esperados 40 mm nesta quinta-feira (23), e de 50 mm na sexta-feira (24). A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Valadares está em alerta, para eventuais ocorrências, realizando monitoramentos em áreas ribeirinhas e localidades consideradas de risco para desabamentos. Caso haja alguma alteração nas previsões meteorológicas, a Prefeitura de Valadares tomará as medidas preventivas, mantendo a população informada. O cidadão também pode acionar a Defesa Civil pelo número 199. No inicio da tarde desta quinta-feira o nível do rio Doce estava em 1,03 metros.