Em reunião realizada nesta semana, o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, José Dalai Rocha, e os integrantes do Núcleo Dirigente Transitório, aprovaram o início da construção de um projeto de modernização do estatuto da instituição celeste, pedido antigo e tão solicitado pela torcida cruzeirense.
No encontro, ficou definido que o projeto de modernização do estatuto será apresentado ao Núcleo Dirigente Transitório, em até 15 dias, e, se aprovado, será levado à assembleia no mês de fevereiro, para votação dos conselheiros do Cruzeiro.
O projeto de modernização do estatuto será feito em duas etapas, sendo que a primeira envolverá governança, compliance e trará regras claras e transparentes para o regimento, inclusive, com previsões de auditorias. Segundo Kris Brettas, superintendente jurídico do Cruzeiro, será sugerida a implantação de um Conselho de Administração.
“Vamos trazer transparência e segurança jurídica para a nossa entidade. Este Conselho de Administração teria, por exemplo, poderes de veto em caso de negociações realizadas pela diretoria do Cruzeiro. Seria uma organização de conselheiros independentes”, comentou.
“Nesta primeira etapa, não trataremos de questões eleitorais, justamente para que não haja questionamentos de alterações de regras, em um momento de eleições próximas no Clube”, complementou.
Kris Brettas ressaltou que a modernização do estatuto do Cruzeiro é um desejo, também, de todos que gerem o Clube hoje.
“É um projeto muito grande. Vamos trazer regras que são utilizadas nas grandes instituições, e que garantem transparência e segurança. É uma vontade do presidente, do Núcleo Dirigente Transitório. Já queremos deixar isto encaminhado para o novo presidente do Cruzeiro, que será eleito ainda este ano”, complementou.
“O projeto de mudança está sendo baseado em outros estatutos de grandes clubes do país, e tem o objetivo de proteger o clube nas administrações futuras, visando a total transparência”, reforçou Saulo Fróes, presidente do Núcleo Dirigente Transitório.
Outras etapas do projeto de modernização serão veiculadas, posteriormente, pelo Cruzeiro.