WhatsApp-2.png

Estados Unidos planeja acelerar deportação de brasileiros detidos na fronteira

A administração Trump pediu ao Itamaraty a liberação para mais voos particulares, para deportar brasileiros

A administração de Donald Trump quer aumentar o número de voos particulares, para deportar brasileiros que tentam entrar, clandestinamente, no país, através da divisa com o México. O número de brasileiros detidos, tentando cruzar irregularmente a fronteira, bateu o recorde de 18 mil, em 2019, e as autoridades americanas buscam soluções, para acelerar os processos de deportação.

O uso de aviões particulares para deportar imigrantes indocumentados é uma prática antiga, e o governo dos Estados Unidos arca com os custos. Entretanto, esse método era raramente usado com brasileiros. Conforme os auxiliares do presidente Jair Bolsonaro, o número de brasileiros detidos na fronteira, entre os Estados Unidos e México, nos últimos anos, não foi tão grande. Ainda havia, da parte do Brasil, resistência política de governos anteriores em autorizar tais voos. No final de 2019, a administração consultou formalmente as autoridades brasileiras, pedindo a autorização para mais voos particulares.

Segundo informações, o Itamaraty havia respondido que avaliaria o pedido e que, ainda, deveria enviar uma resposta formal ao Departamento de Estado, em Washington. Em 2019, o Brasil concordou com somente uma aeronave, para retornar 70 brasileiros deportados dos Estados Unidos. O avião aterrissou no final de outubro, no Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Conforme a chancelaria brasileira, nos últimos anos, houve outro voo particular registrado e ocorrido em outubro de 2017. (Brazilian Voice).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM