GOVERNADOR VALADARES – A atleta valadarense Ana Cecília de Araújo Dias, do Colégio Franciscano Imaculada Conceição, conquistou quatro medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2026, em Brasília. Foram três pratas e um ouro nas disputas da série ouro do atletismo.
Ana Cecília foi campeã no revezamento feminino do módulo I. As medalhas de prata foram conquistadas nas provas de 80m, 150m e no revezamento integrado.
Realizados em Brasília entre os dias 11 e 27 deste mês, os JEBs reúnem atletas de 12 a 14 anos de escolas de diferentes estados brasileiros. A competição é dividida em três divisões: série ouro, série prata e série bronze.
Atleta começou no atletismo em 2025
Ana praticava handebol antes de iniciar no atletismo. A mudança de modalidade aconteceu após o incentivo de amigas e da professora de Educação Física Jennifer Pimentel Soyer.
De acordo com a professora, o início no atletismo ocorreu durante o JEV 2025. Desde então, a atleta também conquistou resultados no JEMG Regional e Estadual 2026. “Desde o JEV 2025, quando a incentivei a iniciar no atletismo, venho acompanhando de perto sua trajetória e conversando muito com ela sobre cada competição, sempre buscando incentivá-la e mostrar o quanto ela é capaz”, afirmou Jennifer.
Com os resultados obtidos nos JEBs, Ana Cecília soma quatro medalhas na competição nacional.
Experiência em Brasília
Além das disputas, os JEBs marcaram a primeira viagem de avião da atleta. Ana Cecília também destacou a experiência de representar Minas Gerais e conhecer competidores de outros estados.
“Foi uma experiência incrível, algo totalmente novo. Foi a primeira vez que viajei de avião e viajando para longe. É muito legal representar o estado, conhecer novas pessoas e etc.”, disse.
Segundo a atleta, a experiência em Brasília superou as expectativas e aumentou o interesse em disputar novas edições dos Jogos Escolares Brasileiros. “O JEBs superou minhas expectativas e sem sombra de dúvidas farei de tudo para vivê-lo novamente”, afirmou.








