[the_ad id="288653"]

Sebrae realiza workshop sobre Destino Turístico Inteligente

Governador Valadares
FOTO: Igor França/DRD

GOVERNADOR VALADARES – No dia 26 de fevereiro, o Sebrae Minas realiza, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), o workshop “Construção Participativa do Plano de Ação – Governador Valadares: Destino Turístico Inteligente”. O encontro acontece das 19h às 23h, na sede do Sebrae, localizada na Avenida JK, nº 1074, bairro Vila Bretas.

Voltado ao trade turístico local e demais interessados, o evento será um espaço de troca de experiências, construção coletiva e planejamento estratégico. A proposta é fortalecer o turismo do município com foco em inovação, sustentabilidade e transformação digital, alinhando o desenvolvimento do setor às diretrizes de um Destino Turístico Inteligente (DTI). O conceito de turismo inteligente considera todo o ecossistema turístico da cidade, analisando seu potencial de forma ampla e estratégica, com base em consultoria especializada. Iniciada em dezembro, a consultoria envolve visitas a atores locais e representantes do trade, com o objetivo de identificar oportunidades de investimento e atrativos capazes de impulsionar a economia.

A iniciativa também busca ampliar o olhar sobre o município, conectando diferentes potenciais turísticos e revelando oportunidades ainda pouco exploradas. Um exemplo é a possibilidade de integrar o potencial do Pico da Ibituruna a outras experiências, como passeios em propriedades rurais da região, criando roteiros mais completos e atrativos. De acordo com Andrew Boy, analista técnico e de soluções do Sebrae Minas, o objetivo é construir uma visão integrada para o futuro do turismo local. “Queremos envolver o trade turístico e os demais atores na construção de uma visão integrada do futuro do turismo de Valadares. Precisamos entender melhor o município, realizar um diagnóstico e compreender os conceitos e diretrizes do Destino Turístico Inteligente para aprimorar Valadares como destino turístico. É fundamental a presença de instituições, poder público e empresas que serão beneficiadas”, destacou.

Durante o workshop, serão apresentados o diagnóstico do município dentro da metodologia DTI, além dos conceitos e diretrizes que norteiam o modelo. A partir disso, os participantes irão colaborar na elaboração de um plano de ação com metas e propostas concretas. Para Daniel Oliveira, diretor do Departamento de Turismo da SMCELT, o avanço do setor passa por uma gestão estratégica e participativa. “Estamos falando de inovação aplicada à gestão, uso estratégico de dados, transformação digital, sustentabilidade e fortalecimento da governança. Um Destino Turístico Inteligente não se constrói apenas com tecnologia, mas com planejamento estruturado, integração entre setores e participação ativa da comunidade”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM