GOVERNADOR VALADARES – O Democrata foi derrotado pelo Betim por 1 a 0 na noite deste sábado (14), no Mamudão, em Governador Valadares, em confronto válido pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro. O único gol da partida foi marcado por Arilson, na segunda etapa. Com a derrota no confronto direto contra o rebaixamento, a Pantera acabou rebaixada ao Módulo II do Campeonato Mineiro.
No primeiro tempo, o Democrata foi superior, controlou as ações da partida e criou as melhores oportunidades, pressionando o adversário e levando mais perigo quando chegava no ataque.
Aos 18 minutos, Robert recebeu pela esquerda, puxou para o meio e arriscou de fora da área. O goleiro Jori se esticou no canto direito e espalmou para escanteio. Três minutos depois, aos 21, foi a vez de Dudu Pedrotti tentar de longa distância, exigindo mais uma boa defesa de Jori, desta vez no canto esquerdo, novamente mandando a bola para escanteio.
Aos 25 minutos, a Pantera construiu boa jogada ofensiva até a bola chegar a Dudu Pedrotti dentro da área. O meia finalizou forte, mas a bola explodiu no peito de Jori, e a defesa do Betim conseguiu afastar o perigo.
Já nos acréscimos, aos 47 minutos, em mais uma boa troca de passes, Dudu Pedrotti finalizou da entrada da área e a bola passou raspando a trave direita, quase abrindo o placar.
No segundo tempo, o Democrata voltou pressionando e tentou manter o ritmo da etapa inicial, mas o Betim conseguiu equilibrar as ações. A partida seguiu truncada, com poucas oportunidades claras de gol até os 20 minutos, quando, em cobrança de escanteio, Arilson subiu na pequena área e abriu o placar para o Betim.

Os jogadores da Pantera reclamaram bastante do lance, alegando que a jogada teria começado com um lateral, e não escanteio, o que gerou contestação em campo.
No decorrer do segundo tempo, mesmo com as substituições, o Democrata não conseguiu se ajustar em campo, enquanto o Betim passou a explorar os contra-ataques e administrar a vantagem no placar.
Com o resultado negativo, a Pantera terminou em último lugar do grupo A, com 7 pontos, e foi rebaixada para o Módulo II do Campeonato Mineiro.
Após o apito final, nem jogadores, nem membros da comissão técnica, nem representantes da diretoria do clube falaram com a imprensa. O silêncio reforçou o clima de frustração e abatimento após o resultado que decretou o rebaixamento da equipe.
Regulamento
Alguns torcedores ficaram em dúvida sobre o rebaixamento, mas o regulamento deste ano é claro. De acordo com o artigo 9, os rebaixados seriam os dois piores quartos colocados entre os três grupos.
Apesar de o Itabirito ter terminado com sete pontos, mesma pontuação do Democrata, com número de vitórias igual e saldo inferior, a equipe não foi rebaixada porque ficou na terceira colocação do Grupo C. O time terminou à frente do Athletic, que foi a outra equipe rebaixada, ao ficar em quarto colocado da chave, também com sete pontos, mas com apenas uma vitória.
Semifinais
Após o fim da fase classificatória, ficaram definidos os confrontos das semifinais: Cruzeiro x Pouso Alegre e América x Atlético. Os duelos serão disputados em jogos de ida e volta, enquanto a final acontecerá em partida única.
Já pelo Troféu Inconfidência, os confrontos serão North x Uberlândia e URT x Tombense, também em partidas de ida e volta. Diferentemente da final do Estadual, a decisão do Troféu Inconfidência será realizada em dois jogos.







