[the_ad id="288653"]

Fisioterapeuta detalha situação de atletas em recuperação no DM do Democrata

Fisioterapeuta detalha situação de atletas em recuperação no DM do Democrata
FOTO: Fábio Velame/DRD

GOVERNADOR VALADARES – O fisioterapeuta do Democrata, Nícolas Tadeu, concedeu uma coletiva na tarde dessa terça-feira (3), no estádio Mamudão, para atualizar o estado físico dos atletas que passaram pelo departamento médico. O caso mais grave é o de Bismarck, que sofreu fraturas na tíbia e na fíbula durante a última partida da Pantera. O fisioterapeuta também detalhou a situação de Élton, que precisou deixar o último jogo de ambulância, além de Lucas Evangelista, Giovanni e Dante, que seguem em processo de recuperação de suas respectivas lesões.

Sobre o centroavante Bismarck, Nícolas detalhou o caso do jogador, que sofreu uma fratura na região de diáfise de fíbula e tíbia durante a partida. Ele explicou todo o processo cirúrgico e a fase inicial de recuperação: “A cirurgia, graças a Deus, aconteceu tranquilamente, sem nenhuma intercorrência, foi realizada no domingo mesmo. A situação dele hoje é estável, já está em casa com a família, se recuperando bem. E agora é só trabalhar na recuperação dele para, no futuro, ele voltar 100%”.

O fisioterapeuta ressaltou ainda que o tempo de recuperação de Bismarck varia de acordo com cada organismo e que ainda é cedo para definir um prazo exato: “Ainda é cedo para falar em questão de estar fora um ano, a literatura varia bastante, existem estudos que indicam seis meses de reabilitação, no mínimo. Cada organismo responde de forma diferente, então acompanhamos de acordo com a evolução clínica e funcional dele.”

Quanto ao atacante Élton, Nícolas explicou que o atleta chegou ao hospital após o incidente no último jogo e passou por uma série de exames e avaliações médicas. “Enquanto eu estava acompanhando o Bismarck, o Élton chegou no hospital. Teve esse outro episódio também, em relação a um trauma na região craniocervical. Chegou lúcido, orientado em tempo e espaço, já com movimentação simétrica ativa em ambos os membros, conversando, tudo tranquilo”, disse o fisioterapeuta.

Ele acrescentou que a equipe médica e de fisioterapia segue monitorando qualquer possível sintoma tardio, mantendo o atleta em observação: “Passou por exames de imagem e acompanhamento da equipe de neurologia, sem problemas graves. Nós, do departamento de fisioterapia, estamos acompanhando de perto qualquer sinal ou sintoma tardio. No momento, a situação dele é estável, e buscamos prepará-lo para que esteja apto ao próximo jogo.”

O lateral-direito Lucas Evangelista também teve sua situação detalhada, após ser afastado do último jogo devido a um estiramento leve no adutor esquerdo. Nícolas explicou como está sendo conduzida a recuperação: “O Lucas apresentou um estiramento grau 1 na região do adutor esquerdo. Já estamos na fase final da reabilitação, na transição para retorno. Vamos acompanhar até o final de semana para avaliar se ele estará apto para o jogo de sábado.”

Em relação ao atacante Giovanni, que começou a temporada como titular nos três primeiros jogos, mas ficou de fora das últimas três partidas, o fisioterapeuta informou que o atleta apresenta dor na região do reto femoral, sem alterações estruturais detectadas nos exames. “O Giovanni tem uma questão de dor na região do reto femoral. Nos exames não identificamos alterações estruturais. Estamos tratando e realizando testes de transição para definir se estará apto. Caso esteja, ele será liberado para jogar.”

Por fim, o zagueiro Dante, que sofreu um estiramento grau 2 na cabeça longa do bíceps femoral ainda na pré-temporada, recebeu atenção especial da equipe de fisioterapia. Nícolas destacou o progresso do atleta: “O Dante já atingiu todos os critérios funcionais de retorno e está na fase de transição. Atualmente, foca na preparação física e condicionamento cardiorrespiratório, buscando retornar aos gramados em breve.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Atlético vence o Pouso Alegre pelo Mineiro

🔊 Clique e ouça a notícia POUSO ALEGRE – O Atlético venceu o Pouso Alegre por 3 a 1, de virada, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. O duelo aconteceu na tarde deste sábado, 31