[the_ad id="288653"]

Evento ‘Valadarense Ausente’ homenageia personalidades que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Governador Valadares
FOTO: Igor França/DRD

GOVERNADOR VALADARES – O evento Valadarense Ausente, realizado pela Revista Testemunha Ocular, do Instituto Moreira Salles, acontece nesta quinta-feira (29), às 19h, no Teatro Atiaia, em Governador Valadares. A cerimônia integra a programação comemorativa pelos 88 anos de emancipação política do município, celebrados nesta sexta-feira (30), e presta homenagem a personalidades que marcaram e continuam contribuindo para a história e o desenvolvimento da cidade.

Entre os destaques da noite está a homenagem à jornalista valadarense Cleuzany Lott. Além disso, o evento irá entregar o certificado “Gratidão: Gente Que Faz Tudo Por GV”, reconhecimento concedido a pessoas que atuam em diferentes segmentos da sociedade e ajudam a construir a cidade diariamente. Ao todo, serão 88 homenageados, número simbólico que faz alusão aos 88 anos de Governador Valadares. Pessoas já falecidas também serão lembradas, com a realização de um minuto de silêncio durante a solenidade. A organização do evento está a cargo do editor da Revista Testemunha Ocular, o valadarense Carlos Roberto Medina. A iniciativa conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, da CDL-GV (Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares) e da Câmara Municipal de Governador Valadares.

De acordo com Carlos Roberto Medina, o Valadarense Ausente é inspirado no tradicional Cachoeirense Ausente, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), com o objetivo de manter vivos os laços afetivos, sociais e culturais das pessoas com sua cidade de origem. Em Valadares, a proposta segue a mesma linha: valorizar quem ajudou a construir a história local, seja permanecendo na cidade ou levando o nome de Governador Valadares para outros lugares. “Para lembrar de todos os segmentos que conduziram a cidade até aqui, e aqueles que fazem acontecer, criamos o prêmio ‘Gratidão, gente que faz tudo por GV’. Nós achamos por bem, em época de cibernética, mais acentuado, fazer um pouco mais amplo, já ir reconhecendo por opinião, por voto, voto na pesquisa de campo, vamos chamar assim, e voto online e no nosso relacionamento dos assinantes”, destacou Medina.

Entre as homenageadas está a neuropsicopedagoga Elane Benevides, que ressaltou a importância do reconhecimento para sua trajetória pessoal e profissional. Nascida e criada em Governador Valadares, ela viveu por dez anos em São Paulo, mas optou por retornar à cidade em busca de qualidade de vida e proximidade com a família. “Eu quero utilizar todo o meu conhecimento profissional, toda a minha bagagem adquirida, em prol do desenvolvimento das pessoas em Valadares. E, pessoalmente, ver que a minha cidade me acolhe novamente, que reconhece o meu trabalho, é gratificante, e mostra que eu fiz a escolha certa em retornar”, afirmou.

Elane também acredita que iniciativas como essa incentivam outros profissionais a permanecerem e investirem na cidade. “A gente vê tantos destaques no jornal, na televisão, de coisas ruins que acontecem na cidade, mas a gente não vê os destaques das coisas boas. Tem muita coisa boa acontecendo por toda a cidade, de ponta a ponta. Então, talvez, seria melhor apresentar um pouco mais dessas coisas boas para ver que a cidade tem muito potencial. Isso é bom para a cidade, para os moradores e para as pessoas que estão sendo reconhecidas”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM