FÁBIO VELAME E KISSYLA F. PIRES
GOVERNADOR VALADARES – O Democrata definiu o elenco que vai a campo na próxima temporada e optou por apresentar os nomes de forma gradativa nas redes sociais. As divulgações ocorreram pelo Instagram nos dias 31 de dezembro, 2 e 3 de janeiro. No primeiro anúncio, o clube revelou goleiros e laterais. Na sequência, foram apresentados volantes, meias e atacantes. O encerramento aconteceu no dia 3, com a confirmação de mais dois jogadores para o ataque, fechando o grupo da Pantera.
A manutenção de parte da base já havia sido confirmada anteriormente pelo técnico Waldimir Araújo. Em entrevista aoDIÁRIO DO RIO DOCE, no dia 1º de dezembro, o treinador adiantou a permanência do goleiro Thulio, do volante Luiz Felipe e do lateral-direito Lucas Evangelista, todos remanescentes da última temporada.
Goleiros
Thulio, 29 anos, segue no clube após ter defendido o Democrata em 2025. No mesmo ano, atuou também pelo Democrata de Sete Lagoas, no Módulo II do Campeonato Mineiro, e pelo ABD, na Terceira Divisão do Campeonato Goiano.
Gabriel Machado, 23, chega após passagem pelo Rio Branco de Venda Nova, onde disputou o Campeonato Capixaba e a Copa do Brasil, além da Copa Espírito Santo pela Desportiva.
Thiago Jesus, 23, teve três equipes em 2025: jogou a Copa Alagoas pelo Murici, a Série A2 do Paraense pelo Izabelense e encerrou a temporada no Novo Esporte, na Segunda Divisão do Mineiro.
Zagueiros
Dante, 30, soma experiências no exterior, com passagens pelo Internacional de Palmira, da Colômbia, e pelo SC Espinho, de Portugal. Em 2025, atuou pelo CEOV no Campeonato Mato-Grossense e na Copa do Brasil, além de defender o Operário na Série D do Brasileiro.
Rafael Klein, 27, com trajetória no futebol do Sul, defendeu Avenida no Campeonato Gaúcho, Brasil de Farroupilha na Divisão de Acesso e Camboriú na Copa Santa Catarina.
Halls, 23, formado nas bases de Vasco e RB Bragantino, atuou pelo Atlético Tubarão na Série B do Catarinense e na Copa Santa Catarina.
Henrique Garbellini, 25, teve calendário cheio em 2025, passando por VOCEM, Operário-MS e Maracaju, com participações em competições estaduais, Copa do Brasil e Série D.
Léo Dourado, 21, revelado pelo Athletico Paranaense, defendeu o Athletic no Campeonato Mineiro, na Copa do Brasil e na Série B do Brasileiro.
Laterais
Cabral, 22, lateral-direito, construiu a carreira no futebol mineiro após passagens por Serranense, Coimbra, Villa Nova e Valeriodoce. Em 2025, defendeu o Novo Esporte na Segunda Divisão do Mineiro.
Marco Antônio, 24, lateral-esquerdo formado no Avaí, atuou pelo Iguatu no Cearense e pelo Democrata de Sete Lagoas no Módulo II, após rodar por clubes de diferentes estados.
Lucas Evangelista, 31, remanescente, disputou o Campeonato Mineiro pelo Democrata em 2025 e encerrou a temporada no Gaúcho de Passo Fundo, na Divisão de Acesso e na Copa FGF.
Bryan Gabriel, 24, com passagens por Paraná Clube, CRB e Madureira, atuou em 2025 por Pelotas, Metropolitano e Patriotas.
Volantes
Luiz Henrique, 22, disputou a Série A4 do Paulista e a Copa Paulista pelo São Caetano, antes de atuar pelo Novo Esporte na Segundona Mineira.
Guilherme Batata, 33, traz vasta experiência internacional e, em 2025, defendeu o Marhalika Manila, das Filipinas.
Felipe Alves, 34, permaneceu no elenco após atuar pelo Democrata no Mineiro e ainda passou por Dourados e Real Noroeste.
Pedrinho, 22, defendeu o Sergipe no Estadual e na Copa do Nordeste, antes de chegar ao Novo Esporte.
Meias
Maurício Ferreira, 34, defendeu o Comercial de Ribeirão Preto na Série A3 do Paulista e teve como último clube o Brasil de Farroupilha.
Dudu Pedroti, 28, atuou pelo Real Noroeste, disputando o Campeonato Capixaba e a Copa Espírito Santo.
Bernardo Diniz, 26, jogou no Goiatuba, atuando no Campeonato Goiano e na Série D do Campeonato Brasileiro.
Atacantes
Elton Martins, 37, esteve no futebol capixaba em 2025, disputando Estadual, Série D e Copa Espírito Santo, colecionando passagens pelo Porto Vitória e pelo Vitória.
Richard Lucca, 28, jogou a temporada 2025 no Mosta FC, de Malta, e no Yangpyeong, da Coreia do Sul.
Bismarck, 24, atuou em 2025 pelo Princesa no Campeonato Amazonense e no Varginha no Módulo II do Campeonato Mineiro.
Giovani Carignano, 29, na última temporada defendeu o Vitória no Campeonato Capixaba, o Brasil de Farroupilha na Divisão de Acesso do Gaúcho e o Camboriú na Série B Catarinense e na Copa Santa Catarina.
Marcelinho, 27, teve passagens pelo Nacional no Campeonato Amazonense, no Morrinhos na Segunda Divisão do Campeonato Goiano e pelo Serrano na Série B1 do Campeonato Carioca.
Márcio Jonatan, 34, atuou na temporada 2025 defendendo o Jataiense no Campeonato Goiano, o Guarany de Bagé na Série D do Campeonato Brasileiro e o Grêmio Esportivo Brasil na Copa Federação Gaúcha.







