[the_ad id="288653"]

Abertas as inscrições para o maior concurso da Polícia Penal de Minas Gerais

FOTO: Tiago Ciccarini / SejusP

BELO HORIZONTE – O período de inscrições para o maior concurso público da Polícia Penal de Minas Gerais (Sejusp nº 01/2025) começou nessa terça-feira (2) e segue até 22 de dezembro. São oferecidas 1.178 vagas para candidatos de ambos os sexos. As inscrições devem ser realizadas no site do Instituto AOCP, banca organizadora responsável também pela emissão dos boletos e pela disponibilização do edital e demais informações referentes ao certame.

De acordo com o edital, a remuneração inicial é de R$ 5.332,64, além de ajuda de custo para alimentação por dia trabalhado. As provas estão marcadas para 25 de janeiro de 2026 e terão conteúdo voltado para as áreas jurídica e humanística. Entre as disciplinas previstas estão Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal, além de Língua Portuguesa, Direitos Humanos e Legislação Especial.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, o concurso representa um avanço significativo para o estado.

“Este edital com mais de mil vagas é um divisor de águas para a segurança pública de Minas Gerais. Estamos investindo na valorização de nossa tropa, garantindo que Minas Gerais tenha a melhor Polícia Penal do país e Minas seja o estado mais seguro do Brasil”, disse.

O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, destacou que o certame reforça o compromisso do estado em ampliar as oportunidades dentro da corporação.

“A Polícia Penal de Minas Gerais é referência nacional. Ao oferecer um concurso desse porte, reafirmamos nosso compromisso em atrair os melhores talentos. É a oportunidade de ingressar em uma instituição em plena ascensão, que valoriza a dedicação e oferece um futuro seguro para o servidor e sua família”.

A Polícia Penal e os servidores técnico-administrativos atuam em unidades prisionais de todo o estado em atividades ligadas à saúde, educação, trabalho, assistência jurídica e religiosa. Além do grupamento convencional, a corporação conta com equipes especializadas, como o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Grupamento de Patrulha Aérea (GPaer), Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap) e o Comando de Operações Especiais (Cope), que atuam sempre com base no uso racional da força e no respeito aos direitos humanos.

*Com informações da Agência Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Força produtiva e compromisso com o futuro

🔊 Clique e ouça a notícia As comemorações pelos 88 anos de Governador Valadares também são marcadas pelo reconhecimento de entidades que ajudam a construir, diariamente, o desenvolvimento econômico e