GOVERNADOR VALADARES – A mobilização pela defesa da vida e pelos direitos das mulheres ganha mais uma edição neste domingo (30), às 9h, no Mercado Municipal de Governador Valadares. A 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, chega em um momento em que os índices de agressões e feminicídios seguem em níveis alarmantes no país e no mundo.
No Brasil, mais de 21 milhões de mulheres e meninas foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual apenas no último ano. Em 2024, o país registrou 1.450 feminicídios, o equivalente a cerca de quatro mulheres assassinadas por dia, a maioria dentro de casa, por companheiros ou ex-companheiros. No cenário global, a ONU Mulheres aponta que uma mulher ou menina é morta a cada 10 minutos por um parceiro íntimo ou membro da família. Além disso, estima-se que 1 em cada 3 mulheres no mundo já tenha sofrido algum tipo de violência ao longo da vida.
Diante desses números, o ato em Valadares busca chamar a atenção da sociedade para a necessidade de enfrentamento coletivo a todas as formas de violência. “Caminhamos por justiça, por dignidade e por todas que não puderam estar aqui para contar sua história. A violência contra mulheres e meninas é uma epidemia silenciosa que atravessa fronteiras, classes sociais e culturas. Precisamos enfrentá-la com seriedade e união”, afirma a empresária Luiza Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de 130 mil participantes distribuídas em núcleos no Brasil e no exterior.
A caminhada é aberta ao público e contará com ações culturais, rodas de conversa, falas de lideranças e distribuição de materiais informativos. O ponto de encontro será no Mercado Municipal, localizado na Rua Israel Pinheiro, nº 3384, no Centro.







