[the_ad id="288653"]

Comarca de Minas Novas ganha novo fórum moderno e acessível no Vale do Jequitinhonha

FOTO: Reprodução

Nova sede do Fórum Tito Fulgêncio tem estrutura ampla e capacidade para até duas varas; prédio foi construído com recursos próprios do TJMG

MINAS NOVAS – O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, na quarta-feira (5), o novo Fórum Tito Fulgêncio da Comarca de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. A nova edificação substitui o antigo prédio localizado no centro histórico da cidade, que já não comportava a crescente demanda dos serviços judiciários.

A cerimônia contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, além de autoridades locais, servidores e representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).

Moderno e acessível

O novo Fórum está localizado na Rua Alaide Fernandes, nº 210, bairro Saudade, e possui capacidade para receber até duas varas. A construção conta com amplas salas destinadas às secretarias, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB-MG, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e arquivo.

Com dois andares interligados por elevador e escadas, o prédio garante acessibilidade total, além de dispor de estacionamento amplo, sistemas de ar-condicionado e segurança, e um moderno Auditório do Tribunal do Júri.

O presidente Corrêa Junior ressaltou que o novo Fórum vai promover melhores serviços para a população que procurar o Poder Judiciário – FOTO: Juarez Rodrigues / TJMG

Solenidade e homenagens

A inauguração teve início na área externa do prédio, com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras do Poder Judiciário, de Minas Gerais e do Brasil. Em seguida, foi realizado o descerramento da fita inaugural, conduzido pelo presidente Corrêa Junior, pelo corregedor Estevão Lucchesi e pelo juiz diretor do Foro, Thiago Colombo Brambilla, empossado na magistratura mineira em abril deste ano.

Durante o evento, diversas homenagens marcaram a solenidade. O presidente do TJMG, o corregedor e o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira, receberam cestas com produtos típicos da região, oferecidas pelo juiz Thiago Brambilla, acompanhado do gerente de Secretaria, Bernardo Vieira, e da “Servidora do Ano” da Comarca, Geralda Maria Rodrigues.

O juiz eleitoral Otávio Augusto de Melo Acioli, que atuou na Comarca, também foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Minas Novas, concedido pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador João Paulo Barreiro.

Investimento e importância regional

Em seu discurso, o presidente Luiz Carlos Corrêa Junior destacou o compromisso do TJMG com a melhoria da estrutura do Judiciário no interior do Estado.

“É uma grande honra estar nesta cidade histórica e tão importante para o Vale do Jequitinhonha, inaugurando um fórum que trará melhores condições de trabalho para magistrados e servidores, mas, principalmente, um atendimento mais digno à população”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que a obra foi financiada integralmente com recursos do próprio TJMG, oriundos de custas processuais e taxas de fiscalização, e contou com a doação do terreno pela Prefeitura de Minas Novas.

O corregedor-geral Estevão Lucchesi destacou o impacto positivo da nova estrutura:

“Podemos afirmar que estamos entregando a melhor edificação da cidade, um espaço moderno, acessível e acolhedor, que permitirá um atendimento mais eficiente e confortável ao cidadão.”

Início de carreira e desenvolvimento local

O juiz diretor do Foro, Thiago Brambilla, enfatizou a relevância da nova sede para o desempenho das atividades judiciais:

“O novo fórum está em uma área tranquila, próxima à delegacia e ao quartel da Polícia Militar. As novas instalações garantem melhores condições de trabalho e uma prestação jurisdicional mais eficiente.”

Recém-chegado à carreira, o magistrado destacou ainda a experiência de atuar na região:

“Minas Novas é minha primeira comarca. É um local de aprendizado e vivência, onde o novo fórum será essencial para fortalecer o diálogo entre a Justiça e a população.”

O prefeito Alessandro Mota Barbosa também celebrou a entrega do prédio, classificando-o como um marco para o desenvolvimento da cidade e da região.

“O novo fórum simboliza cooperação institucional e compromisso com a Justiça. É um espaço moderno, funcional e acessível, que fortalece o serviço público e o atendimento à população.”

Atuação da Comarca

A Comarca de Minas Novas abrange, além da sede, os municípios de Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró e Jenipapo de Minas, além dos distritos de Lelivéldia, Cachoeira do Norte, Granjas do Norte, Santa Rita do Araçuaí, São Sebastião da Boa Vista, Tocoiós de Minas, Baixa Quente, Cruzinha e Ribeirão da Folha.

Atualmente, cerca de 7,5 mil processos tramitam na Comarca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Valadarense assume vice-presidência da FECON-MG

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (FECON-MG), realizada na última sexta-feira