GOVERNADOR VALADARES – Roberta Rodrigues é a primeira mulher valadarense a pilotar uma motocicleta até Ushuaia, na Argentina — o ponto mais ao sul acessível por estrada no continente americano. Mais do que uma simples viagem, a jornada representa coragem, resistência e liberdade sobre duas rodas.
Roberta saiu de Governador Valadares na última sexta-feira (31) e, uma semana depois, encontra-se no Uruguai, seguindo rumo à Terra do Fogo. O destino final, Ushuaia, é conhecido como o “fim do mundo” — uma cidade turística cercada pela cordilheira Martial e pelo Estreito de Beagle, famosa pelos ventos fortes, paisagens exuberantes e por ser ponto de partida para expedições à Antártida.
Trabalhando com logística de veículos leves e 4×4, Roberta conta que o sonho da viagem surgiu durante uma conversa com amigos motociclistas. “Foi em uma roda de planejamento da próxima viagem. [Todos tinham] o desejo de vencer os desafios dessa viagem, conhecer lugares encantadores relatados por quem já foi e chegar no tão sonhado Ushuaia”, disse. A paixão pelas viagens de moto e pela descoberta de novos lugares foi o principal combustível para enfrentar o trajeto de milhares de quilômetros. “[Quero] representar as mulheres em uma viagem que é desafiadora”, afirmou.



Apesar de ser uma aventura de superação pessoal, Roberta não está sozinha: ela viaja em um grupo de quatro pessoas, o que torna o percurso mais seguro e divertido. Segundo ela, cada dia tem sido uma nova experiência. “A viagem está sendo encantadora, cheia de emoções. O maior desafio são os muitos quilômetros de curvas acentuadas”, contou. Entre os locais já percorridos, Roberta destaca que o trecho mais bonito que já passou é a Serra do Rastro da Serpente, localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. A estrada tem cerca de 1200 curvas ao longo do percurso entre Capão Bonito e Curitiba, com uma densa vegetação.
Mais do que uma aventura sobre rodas, a jornada até o “fim do mundo” é, para Roberta, uma conquista simbólica. “[Essa viagem representa] uma conquista honrosa para uma mulher”, conclui.








Comments 4
Parabéns pela conquista. Mas vale observar que meu amigo da época de ginásio, Rômulo Provetti, valadarense, já percorreu o mesmo caminho além do deserto de Atacama, Himalaia e outros lugares que estão publicados em livros de sua autoria. Vale a pena conferir.
Show, parabéns! Pretendo fazer essa viagem de carro, comemoração dos meus 55, depois me passa o roteiro que v és fizeram,quero me preparar 😍
Parabéns
Parabéns Roberta, seus sonhos realizados são sonho de muitos jovens q curte aventura sadia e beleza do meio Ambiente. Tbm tenho esse sonho de conhecer Ushuaya, acompanho todos detalhes daquela região” O Fim do Mundo”, espero um dia concretizar essa aventura .
Parabéns somos representada por Você, a primeira Mulher do Vale do Rio Doce a chegar em duas rodas nessa aventura.
Tudo de bom e boa aventuras ainda virão pra vc
Abraços Patro