[the_ad id="288653"]

Jovens promessas do Cruzeiro chamam atenção de gigantes da Europa

Kauã Prates (centro), ao lado de Murilo Rhikman e Kaique Kenji, promessas da base celeste - FOTO: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Toca da Raposa vira vitrine para clubes europeus

BELO HORIZONTE – O trabalho consistente do Cruzeiro dentro e fora de campo tem começado a render frutos também no mercado internacional. A crescente valorização das joias da base celeste atrai olhares de grandes clubes europeus, que intensificaram as sondagens a jovens atletas da Toca da Raposa.

O nome mais recente a ganhar destaque é o do lateral-esquerdo Kauã Prates, de apenas 17 anos. O jovem, que já vinha se sobressaindo nas categorias de base, passou a ser observado de perto pelo Borussia Dortmund-ALE, que enviou representantes a Belo Horizonte para assistir à vitória do Cruzeiro sobre o Fortaleza, por 1 a 0, no último sábado (18), pelo Campeonato Brasileiro.

Na última terça-feira (14), Kauã teve seu talento reconhecido internacionalmente ao ser incluído na tradicional lista do jornal britânico The Guardian, que aponta os 60 melhores jovens jogadores do mundo.

Outro que vem se destacando é o também lateral-esquerdo Kaiki, de 22 anos, atual titular da equipe principal. Em grande fase no Brasileirão, o atleta formado na base celeste já entrou no radar da Seleção Brasileira e recebeu sondagens do Benfica-POR.

Aos 22 anos, Kaiki se consolidou no lado esquerdo cruzeirense e é tido como um dos pilares da equipe de Leonardo Jardim – FOTO: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Diretoria se antecipa ao assédio

Atenta ao assédio do mercado internacional, a diretoria do Cruzeiro tem se movimentado para proteger seus principais ativos. Um exemplo dessa postura foi a negociação recente que garantiu ao clube mais 30% dos direitos econômicos do atacante Kaique Kenji, de 19 anos, junto ao São Caetano, por R$ 3,5 milhões. Agora, o Cruzeiro detém 90% dos direitos do jogador, que tem contrato até o fim de 2028.

Além dos nomes já integrados ao elenco principal, outros atletas das divisões de base também despertam interesse do futebol europeu. O meia Rhuan Gabriel, por exemplo, teve o contrato renovado no mês passado após receber sondagens de Porto e Benfica, ambos de Portugal.

Outro destaque da base é o atacante Rayan Lelis, artilheiro do time sub-20. Na terça-feira (14), o clube anunciou a renovação contratual com o jogador, que passa a ter vínculo até 2029, com uma multa rescisória de 100 milhões de euros (cerca de R$ 631 milhões) para equipes do exterior.

Além deles, o meia Cauã Baptistella, o volante Murilo Rhikman e o zagueiro Bruno Alves também tiveram seus contratos ampliados recentemente, como parte da estratégia da diretoria de garantir segurança jurídica e financeira ao clube diante do interesse crescente de clubes estrangeiros.

Reforço valorizado no cenário internacional

Outro ativo valorizado que deve reforçar o Cruzeiro em breve é o atacante colombiano Néiser Villareal, atualmente no Millonarios-COL, mas com pré-contrato já assinado com o clube celeste.

Villareal foi um dos grandes destaques da última Copa do Mundo Sub-20, onde conquistou a Chuteira de Prata. O desempenho chamou a atenção de gigantes europeus, incluindo o Barcelona-ESP, conforme publicou o jornal espanhol Mundo Deportivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM