MPMG obtém condenação de cinco réus por homicídios e tráfico de drogas em Ipatinga

IMAGEM ILUSTRATIVA: Freepik

IPATINGA – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve, junto ao Tribunal do Júri de Ipatinga, a condenação de cinco homens por crimes de homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa. O julgamento começou às 9h do dia 14 de outubro e terminou na madrugada do dia 15, por volta das 2h.

As penas aplicadas variam de 4 a 104 anos de prisão. Um dos réus foi sentenciado a 85 anos por duplo homicídio qualificado, tentativa de homicídio, associação criminosa e tráfico de drogas. O promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro representou o MPMG na sessão.

De acordo com a denúncia apresentada pela 7ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, os crimes ocorreram em 24 de maio de 2024, no bairro Planalto II. Armados com espingarda calibre 12, pistolas .40 e .380 e revólver calibre 38, os réus executaram dois jovens, de 18 e 17 anos, e tentaram assassinar outro homem, de 25 anos.

As investigações apontaram que o grupo agia de forma organizada para controlar o tráfico de drogas na região. O crime foi motivado por uma carta que anunciava uma “nova gestão” do comércio de entorpecentes no bairro, atribuída às vítimas pelos autores.

Outro envolvido também foi denunciado, mas será julgado separadamente, em 1º de dezembro de 2025.

Para o promotor Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, a decisão reforça o papel do MPMG na defesa da vida e da ordem pública.

“Essa condenação representa uma resposta firme do sistema de Justiça diante de crimes bárbaros e da atuação de grupos voltados à violência e ao tráfico de drogas. É um passo importante na defesa da paz social em Ipatinga e em toda a região”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM